17.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 18 abril, 2024

Em Jarinu, prejuízos com o tornado chegam a R$ 18 milhões

spot_img

A estimativa é da Prefeitura. Temporais deixaram 288 pessoas desalojadas, e cidade continua recebendo doações

Uma semana após a passagem de um tornado por Jarinu, a Prefeitura da cidade divulgou a primeira estimativa dos prejuízos – R$ 18 milhões. Jarinu continua em estado de emergência e as mesmas estimativas são de que levará três meses para ser reconstruída. Os prejuízos representam 20% do orçamento deste ano da cidade.
A tempestade atingiu em cheio a cidade na noite do domingo, dia 5. Ventos fortes arrancaram telhados, derrubaram muros e chegaram a tombar dois caminhões carregados. O peso estimado de cada um deles é de 40 toneladas.
Todo mundo que mora ou tem negócio em Jarinu foi prejudicado. Segundo a Prefeitura há 270 casas estragadas e 80 destruídas. Mas as chuvas e os ventos chegaram também à área rural, causando mais prejuízos nas plantações.
Além de moradores da cidade, Jarinu também tem recebido apoio do governo estadual e municípios vizinhos, como um caminhão de Jundiaí (SP) que levou roupas, cobertores e mantimentos arrecadados por uma igreja. Ainda há necessidade da doação de utensílios domésticos, alimentos não perecíveis e móveis em bom estado. Materiais de construção devem ser entregues diretamente para as famílias afetadas.
O único ponto de recebimento de materiais pela prefeitura é o CRAS, que fica na Rua Leão Rachaman 11, no bairro Vila Rica. O recebimento é feito todos os dias, inclusive aos fins de semana, das 9h às 14h.
O governador Geraldo Alckmin esteve na cidade no começo da semana passada. “Sempre o primeiro trabalho são as famílias, são as pessoas. Remédio, lona, colchão, enfim, mantimento. Depois segurança, energia elétrica, água, e finalmente ajudar a recompor a cidade. Reconstruir aquilo que lamentavelmente se perdeu. E não foi pouco o problema”, afirmou Alckmin.
Ainda de acordo com o governador, a ajuda será feita de duas formas. Para a população, o recurso poderá ser passado diretamente para a prefeitura. “Para o setor privado, não sendo órgão público, vamos abrir uma linha de crédito como fizemos em Taquarituba (SP), que teve também um tornado, que é mais grave”,conclui.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas