18.8 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Regulamentada a construção privada de parklets

spot_img

Jundiaí regulamentou os procedimentos de instalação e uso de extensão temporária de passeio público (denominada parklet) para requerimento de pessoas físicas ou jurídicas ou mesmo em iniciativas da própria administração municipal.
A implantação de parklets (espécie de micropraças) cria plataformas instaladas sobre uma ou duas vagas de estacionamento de veículos, ampliando a calçada, e deve indicar em local visível que são espaços públicos acessíveis a todos. O manual de instalação acompanha o decreto e também a forma de apresentação das propostas para aprovação da Prefeitura de Jundiaí.
Os primeiros parklets da cidade foram implantados em 2015 pelo projeto-piloto Urbanismo Caminhável nas ruas do Rosário e Barão de Jundiaí, próximos à rua Coronel Leme da Fonseca,  que teve oficinas e debates especializados sobre a melhoria do conforto do desenho urbano para os pedestres.
Foi a primeira cidade média do Brasil a testar esse tipo de equipamento, já presente em capitais, que da fase experimental passa agora a ser parte da legislação. De acordo com estudos internacionais, medidas de apoio ao conforto de pedestres aumentam o movimento de comércio local, a segurança do ambiente urbano e também a qualidade do convívio entre pessoas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas