19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Guarda Municipal de Jundiaí recebe novas pistolas de eletrochoque

spot_img

Buscando atender os regimentos e mandamentos usados no País com o emprego de armamento não letal, A Guarda Municipal de Jundiaí recebeu nesta semana mais um lote com de pistola de eletrochoque. Hoje a corporação conta com 81 pistolas, sendo que neste lote foram entregues cerca de 50 armas.
O uso desse tipo tecnologia tem sido intensificado no trabalho desenvolvido pela corporação, afirma o Inspetor Cláudio Ferigato, que é instrutor credenciado de armamento não letais. “Os resultados são eficientes para a segurança das pessoas e garantia dos direitos e dignidade da sociedade”, explica.
Pesando 457 gramas o com uma rigidez dielétrica de alta resistência as recém chegadas SPARK Z 2.0 é um dispositivo elétrico que emite pulsos elétricos à distância, a partir de dois dardos disparados. Ela atua sobre o sistema neuromuscular causando fortes contrações musculares, permitindo a incapacitação temporária do indivíduo.
A utilização do armamento não letal atende a  resolução 1989/61 de 24 de maio de 1989 do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas além da Convenção Contra a Tortura e outras Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada em Nova York em 10 de dezembro de 1984.
Ferigato diz ressalta que os treinamentos realizados para o uso da SPARK integra o Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci), desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
“O armamento não letal é usado de forma progressiva e moderada, usado somente nos casos mais greves de violência à integridade física e contra a vida das pessoas”, acrescenta.
A Guarda Municipal de Jundiaí teve em 2013 seu primeiro lote de armamento de eletrochoque com a chegada de 31 pistolas.
Hoje, as Divisões da Ronda Escolar, Apoio Tático e integrantes do Programa Crack, É Possível Vencer utilizam o armamento em suas rondas diárias.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas