publicidadespot_img
26.3 C
Jundiaí
quinta-feira, 15 outubro, 2026

Dan Galeria abre exposição

Se o Renascimento foi a época do resgate da tradição greco-romana, o Modernismo foi o período da descoberta da produção estética das tribos africanas por artistas europeus, como Matisse, Picasso, Vlamick e Derain, que buscaram quebrar as regras da construção, das proporções e das perspectivas estéticas da arte acadêmica em um mundo no qual elas já não faziam sentido.
Essa nova influência, que gerou estéticas como o Cubismo, também dialogou com os movimentos artísticos brasileiros desde o Modernismo de 1922 até os movimentos concretistas, como a Dan Galeria apresenta, a partir de 24 de novembro, na exposição Mito|Forma, com curadoria de Peter Cohn e Christian Heymés.
A exposição coloca em diálogo diferentes momentos do Modernismo e do Concretismo brasileiro representado por obras de artistas como Alfredo Volpi, Ismael Nery, Lygia Clark e Macaparana, com peças produzidas por tribos africanas, como moedas, máscaras, pás e esculturas que, em suas formas, revelam os valores, mitos e crenças de diferentes tribos, numa ligação feita a partir da forma e composição estética da obra, mostrando as semelhanças que existem em estéticas e culturas à primeira vista muito diferentes entre si.
Entre as obras em diálogo, estão, por exemplo, a Fachada, de Alfredo Volpi, que se conecta, por meio da composição das cores e formas, com uma tanga da tribi kirdi, dos Camarões.
O Espaço Modulado n.6, de Lygia Clark, dialoga por meio de sua forma – três partes com “sobras” nas pontas – com uma moeda de troca, da tribo MuMuye, da Nigéria. Uma pintura de Rubem Valetin, por sua vez, se liga a partir da simbologia com a escultura de uma figura xangô, da tribo yoruba, também da Nigéria.
A exposição fica aberta até 14 de dezembro, de segunda a sexta das 10h às 18h, e aos sábados até 13h. Rua Estados Unidos, 1638. Jardim Paulista.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta