publicidadespot_img
26.5 C
Jundiaí
quinta-feira, 15 outubro, 2026

Jundiaí realiza o primeiro Desabafo Autista no fim do mês

Evento pretende dar espaço para que famílias possam trocar experiências e dar suporte entre si

O Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB) faz no próximo dia 26 o 1º Desabafo Autista de Jundiaí e Região, marcado das 9h às 11h no auditório da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.

De acordo com a coordenadora municipal da MOAB, professora Kátia Keller, o encontro tem objetivo oferecer criar espaço para que famílias, professores, profissionais e demais interessados, possam trocar experiências, aprendizado e desabafar. “É importante esse contato e interação com pessoas de fora e que se encontram em situação parecida. Essa troca de vivências se torna apoio para a família”, diz.

Ainda segundo Kátia, o encontro tem função de conscientizar para o que de fato é o autismo. “Muitas vezes o autismo é ligado a uma aptidão genial, e nem sempre isso é verdade. Há muita desinformação sobre o que é a deficiência e esse é um dos objetivos do evento também”, explica a coordenadora.

Para a psicóloga Ticiana Zorzi, o evento é importante por abrir portas para o debate e favorecer o entendimento do que é o autismo. “Conviver com pessoas com autismo pode se tornar muito complicado se os familiares e profissionais não forem capazes de entender quais são as reais dificuldades e habilidades da pessoa diagnosticada”, diz Ticiana.

Ela reforça os argumentos: “Respeitar as individualidades, entender que cada diagnóstico é diferente do outro é fundamental para a melhor inclusão social dessas pessoas”.

Advogada, jornalista e doutora em Letras, Kátia Keller é mãe da menina Lígia, diagnosticada com autismo. “Não tenho como negar que meu engajamento seja por conta da minha filha. Mas por conhecer de perto e ver o quanto o assunto é negligenciado pela sociedade e poder público, é que minha vontade de ajudar só aumenta”, diz Kátia.

O 1º Desabafo Autista acontece no dia 26, das 9 às 11h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Jundiaí (ACE), na rua Rangel Pestana 533, Centro. Não há necessidade de inscrição nem cobrança de taxas. A entrada e participação são livres aos interessados.


O que é o autismo?
O Transtorno de Espectro Autista (TEA), mas conhecido como autismo, é uma deficiência caracterizada pela dificuldade de comunicação e interação social e tende a um comportamento repetitivo. Essas características podem se manifestar com intensidades diferentes em cada individuo.
Entre 70 e 80% das pessoas com TEA apresentam também déficit cognitivo. Também é comum o autista apresentar comorbidades associadas, como epilepsia, cegueira, síndrome do X frágil, síndrome de Down etc.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta