20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Zoonoses ensina soldados do Exército para combate ao mosquito da dengue

spot_img

Soldados estarão envolvidos na campanha até abril. Além de Jundiaí, atuarão também em Morato e Franco da Rocha
A Unidade de Vigilância de Zoonoses realizou, na tarde da segunda-feira (23), treinamento com 30 soldados do Exército que vão atuar no combate ao mosquito Aedes aegypti na cidade até o mês de abril. A capacitação foi comandada pelo gerente da Zoonoses, Carlos Ozahata, na sede do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha).
Durante o treinamento, Ozahata orientou os soldados sobre as maneiras mais eficientes de eliminação do mosquito, que é transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya, febre amarela e zika.
“É importante que os soldados saibam identificar quando se trata de um Aedes aegypti porque isso é crucial para a eficácia do trabalho que será desenvolvido por eles em parceria com agentes da Zoonoses”, afirma o veterinário.
Ozahata ressaltou a importância do treinamento inicial oferecido para que os soldados saibam o que procurar nas residências que serão visitadas. “Explicamos sobre os tipos mais comuns de criadores que são encontrados, como caixas d’água, garrafas pets e vasos de plantas e como o soldado deve proceder quando se deparar com um desses”.
Outra questão abordada durante a capacitação foi sobre a busca ativa que será realizada durante as visitas. “Isso significa identificar pessoas com sintomas da dengue ou de outras doenças que vivem em uma mesma região”, explica Ozahata. O objetivo principal da campanha é reduzir o número de casos de dengue em Jundiaí e evitar óbitos, completa.
A capacitação serviu também para esclarecer dúvidas dos soldados sobre as orientações que devem ser dadas à população. Uma das mais comuns é sobre a utilização de formas alternativas de controle do mosquito, como, por exemplo, o uso de água sanitária e desinfetantes em locais onde há água acumulada.
Desde terça-feira (24), os soldados treinados estão visitando alguns bairros de Jundiaí acompanhados de agentes da Zoonoses. Ao todo, até abril, 40 bairros prioritários da cidade serão percorridos, segundo informa Ozahata. “A participação do 12º GAC é importante porque amplia muito o alcance da nossa campanha de prevenção”, finaliza.
Esta será a primeira vez que o Exército participará do combate ao mosquito Aedes aegypti por todo o período de campanha mais intensa. Nos outros anos, os soldados participavam das visitas apenas um dia. Os soldados do 12º GAC de Jundiaí atuarão também nas cidades de Franco da Rocha e Francisco Morato.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas