19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Prefeitura restabelece período integral para as creches e oferece mais 141 vagas

spot_img

Aumento na oferta possibilitou zerar lista de espera para berçário I em Valinhos
Em dois meses de governo, a administração municipal cumpre um dos compromissos do programa de governo ao restabelecer o período integral, tanto nas creches municipais quanto nas contratadas, além de ampliar em 141 o número de vagas oferecidas.
O aumento possibilitou zerar, neste momento, a lista de espera por vagas no berçário I, que atende a faixa etária de quatro meses a um ano de idade.
Segundo a Secretaria da Educação, a ampliação foi possível com a contratação de mais duas unidades particulares, que juntas atenderão a 116 crianças. Além disso, outras 25 vagas foram abertas com remanejamento e saída de alunos.
Com as novas ofertas, a rede municipal passa a atender cerca de 1.800 crianças, distribuídas entre oito unidades municipais, 10 contratadas e quatro filantrópicas.
O desafio é oferecer o número de vagas suficientes para que pais e mães possam deixar seus filhos para trabalhar e fazer suas atividades diárias, minimizando os transtornos causados no passado recente com a redução da oferta em período integral para aumentar artificialmente as vagas por meio período.
Respeito a quem trabalha – O prefeito Orestes Previtale determinou a retomada do período integral nas creches municipais e contratadas. As unidades já atendem das 7 às 17 horas, com período de tolerância na saída. O objetivo é dar mais segurança aos pais, para que possam trabalhar enquanto os filhos recebem atenção nas creches.
Os pais podem optar por manter os filhos na creche somente por meio período: manhã, das 7 horas às 12h30, ou à tarde, das 13 às 17 horas. “Quando os pais podem ficar com os filhos, o convívio da criança com a família é necessário e de grande importância”, afirmou o secretário da Educação Zeno Ruedell.
No ano passado, o período integral foi oferecido apenas a pais que trabalhavam fora. Para os demais, o atendimento às crianças era de seis horas. A mudança causou transtornos e vários protestos. Agora a situação volta à normalidade.
Preenchimento de vaga está atrelado à idade
Para o chamamento da lista de espera para vagas em creche é necessário que seja respeitada a idade da criança, explica o secretário da Educação, Zeno Ruedell. Nesse sentido, a rede municipal oferece quatro níveis: berçário I para alunos de quatro meses a um ano; berçário II, de um a dois anos; maternal I, de dois a três anos; e maternal II, de três a quatro anos.
Para exemplificar, Ruedell apresenta a situação: “Para uma vaga no berçário II, pode vir a ser chamada uma criança que esteja em quarto lugar na lista geral, porém é a que está em primeiro em relação à vaga e à idade”, detalhou o secretário.
Segundo Ruedell, a separação por faixa etária é necessária porque o atendimento é feito em espaços separados e com cuidados diferenciados.
Transparência – Por determinação do prefeito Orestes Previtale, a Secretaria da Educação está estudando formas para dar maior transparência à lista de espera para as creches.
Uma das possibilidades é a publicação periódica dos números de protocolo com pedido de inscrição na Imprensa Oficial do município. Outra mudança deve ser a separação da lista por idade; atualmente, é feita por ordem única.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas