19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Afrobras e Zumbi dos Palmares lançam portal de empregos para afrodescendentes

spot_img

O Brasil, que durante muito tempo foi visto como uma democracia racial, possui oito vezes menos negros em cargos executivos no mundo empresarial do que os EUA, país considerado um exemplo paradigmático do racismo. Ademais, das 500 maiores empresas que atuam na sociedade brasileira, mais de 80% não têm medidas com metas e ações planejadas para incentivar a inserção de negros em seus quadros gerenciais.
Totalmente gratuito, o www.afrobras.trabalhando.com é um portal onde os afrodescendentes podem cadastrar seus currículos e se candidatarem às vagas de emprego anunciadas. As empresas interessadas em diminuir a desigualdade racial no seu quadro de funcionários também podem anunciar suas vagas gratuitamente, encontrar e incluir com mais facilidade os afrodescendentes nos seus processos seletivos.
A ONG Afrobras e a Faculdade Zumbi dos Palmares criaram o projeto Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial em novembro de 2016 para promover diversas ações em parceria com empresas privadas que compactuam com o intuito de melhorar a inserção das minorias no âmbito corporativo. A primeira delas foi a criação do portal de empregos pelo Universia, do Banco Santander. Além deles, Magazine Luiza, Microsoft, Itaú, Bradesco e outras grandes corporações são apoiadoras do projeto e já estão anunciando suas vagas no portalwww.afrobras.trabalhando.com, que pode ser acessado por meio de computadores, smartphones e tablets.
“Durante muito tempo falou-se que não se contratava jovens negros por defasagem de qualificação. Queremos com este projeto apresentar ao mercado de trabalho milhares de jovens negros qualificados e prontos para serem inseridos em grandes empresas. Não podemos deixar grandes talentos serem barrados em oportunidades por questões raciais”, explica José Vicente, presidente da Afrobras, reitor da Zumbi dos Palmares e idealizador do projeto.
Além disso, a Faculdade Zumbi dos Palmares e a Afrobras têm outro projeto de inserção no mercado de trabalho exclusivo para os alunos da instituição. Empresas parceiras como Bradesco e Citibank fazem seleções exclusivas entre os alunos da Zumbi dos Palmares para inserí-los na disputa por vagas de trainees e estagiários em diversas categorias.
O Negro Nas Universidades e No Mercado de Trabalho
Grafico pauta abril  Afrobras
Fonte: IBGE e Instituto Ethos/BID Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 Maiores Empresas do Brasil e Suas Ações Afirmativas
Além da dificuldade de inserção, segundo levantamento de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, em São Paulo, mesmo quando apresentam igual nível de escolaridade, os negros recebem 31,5% (homens) e 37,5% (mulheres) menos que os brancos para a mesma ocupação.
Nos Estados Unidos, os negros representam 12,6% da população e correspondem a 9,4% dos executivos em cargos de direção nas 100 maiores companhias do país, de acordo com o The Executive Leadership Council. Para uma representação de negros em cargos executivos no Brasil equivalente aos EUA, o país, que tem 52,9% de população negra (pretos e pardos segundo classificação do IBGE), deveria ter 39,5% de afrodescendentes em postos de direção, um percentual oito vezes superior aos atuais 4,7%. “A julgar pelos dados do mundo corporativo, a desigualdade racial existente na nação que durante muito tempo se imaginou como uma democracia racial, paraíso da convivência entre as “raças”, é maior do que a presente no país que representaria o exemplo mais acabado da existência do racismo. Verdade desconcertante!”, conclui a partir desses dados o antropólogo Pedro Jaime, em entrevista dada ao Nexo Jornal.
Executivos Negros: racismo e diversidade no mundo empresarial
Adaptação de uma tese de doutorado defendida no Brasil e na França pelo antropólogo Pedro Jaime, o livro Executivos Negros: racismo e diversidade no mundo empresarial aborda a questão racial nas empresas e mapeia a trajetória profissional de duas gerações de executivos negros no Brasil, sobre as quais baseia seu estudo. Além de apresentar um levantamento numérico e qualitativo desses executivos negros e do cargo que ocupam, o autor se debruça sobre o contexto de inserção no mercado de trabalho dos profissionais da 1a geração nos anos 70, num cenário marcado pela ditadura militar e pelo mito da democracia racial; e daqueles da 2a geração no começo do século XXI, já num contexto de disputas em torno das políticas de ação afirmativa.
Lançado pela Edusp, o livro Executivos Negros conta com o apoio da Afrobras e da Faculdade Zumbi dos Palmares. O autor, Pedro Jaime, professor do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro Universitário FEI e do Núcleo de Humanidades da ESPM, colabora com o Projeto Iniciativa Empresarial Pela Igualdade.
Projeto Iniciativa Empresarial Pela Igualdade
Em levantamento realizado pelo Instituto Ethos e divulgado em 2016, dentre as 500 maiores empresas do Brasil, apenas 3,4% afirmaram possuir políticas com metas e ações planejadas para incentivar a inserção dos negros em cargos executivos. Mais de 80% dessas empresas afirmaram não terem qualquer política de incentivo para inserção de negros gerenciais ou de direção.
grafico 2 pauta abril Afrobras
Fonte: Instituto Ethos
Alem do portal de empregos, o Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial desenvolveu o pacto dos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade, para que as empresas possam estabelecer metas e cronogramas dentro de um plano de ação geral ou específico para cada item. http://portal.trt15.jus.br/documents/10157/2387990/adesao-iniciativa.pdf/b42d59a8-f40b-4956-a608-ce409947edc4

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas