26.8 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Aumento de emprego informal marca o Dia do Trabalho

spot_img

Profissionais liberais encontram nas novas tecnologias saída para driblar a crise
Paralelo ao aumento do índice de desemprego no Brasil, o mercado de serviços informais vem crescendo a passos largos e se torna uma alternativa lucrativa. O setor tem impactado de forma positiva na economia brasileira. Segundo dados da empresa, houve um crescimento de 243% no número de profissionais cadastrados entre 2015 e 2017. As regiões brasileiras com maior índice de aumento são Sudeste e Centro-Oeste, com 60% e 57%, respectivamente. “Com a diminuição na demanda de serviços por vias tradicionais, muitos profissionais migraram para a informalidade para buscar novos contatos e fechar serviços”, avalia Eduardo L’Hotellier, empresário.
Em 2016, quando o País teve a maior taxa de desemprego dos últimos quatro anos, mais de 12 milhões de brasileiros foram atingidos, além da queda de 3,9% na taxa de empregados com carteira assinada no setor privado, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnade Contínua), divulgados pelo IBGE. Aliado a esse cenário, o Brasil também encara um período de recessão, com retração de 4,5% nesse último ano, de acordo com índice do Banco Central.
Por outro lado, a economia informal cresceu fortemente nos últimos anos. Uma pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que o número de firmas abertas no ano de 2014 ultrapassou o de fechamento. Em 2015, a crise econômica gerou frutos do aumento de participação da economia informal no Produto Interno Bruto (PIB). No período, mais de R$ 950 bilhões foram gerados por empregos informais.
 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas