Na sessão de Câmara da última terça (20), estava na pauta de votações um projeto de lei que proibia a soltura de rojões na cidade. Não proibia qualquer tipo de fogos de artifício – somente os que produzem estampidos, os rojões.
Com muitas opiniões favoráveis à proibição, os autores do projeto (Paulo Sérgio Martins, Faouaz Taha, Rafael Antonucci e Leandro Palmarini) esperavam uma votação tranquila. Foi tudo ao contrário. Houve verdadeiras torcidas contra e a favor, manifestações do público a cada pronunciamento, e no fim a rejeição do projeto.
Está comprovado que estampidos de rojões afetam animais domésticos e selvagens, colaboram para provocar surdez e causam desconforto a idosos. Mas os argumentos não foram suficientes. Somente cinco vereadores votaram pela aprovação – os autores e Antonio Carlos Albino.
E teve até vereador que achou a idéia linda e maravilhosa. Romildo Antonio, por exemplo, elogiou a iniciativa. Só que depois votou contra. Absteve-se de votar o vereador Wagner Ligabó.





