16.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Siamo tutti fritti e spruzzati

spot_img

Você sai de casa com seu carro e vai a um lugar qualquer. Lá chegando, ao estacionar, precisa pagar zona azul e ainda, de quebra, dar dinheiro para o guardador de carros – ou dá ou se arrisca pra ver o que acontece. Mas você já não pagou o IPVA? Não pagou o licenciamento? E tem de pagar mais ainda?
Um dos lugares mais empesteados por esses supostos guardadores de carros é o Centro de Jundiaí por razões óbvias. Mas experimenta frequentar um feirão noturno qualquer. Os guardadores são onipresentes. Costumam fazer ameaças veladas a quem não lhes dá dinheiro. A aparência da maioria já intimida – gente mal encarada, olhar ameaçador, gestos nada educados.
Existem outros guardadores piores ainda – são aqueles que já são pagos pela casa (normalmente restaurantes) para olhar o estacionamento. Mas abordam o cliente com sua natural cara de pau para exigir – não pedir – dinheiro. Mas os guardadores são só parte do problema.
Você paga impostos para ter segurança, em tese proporcionada pelas polícias e guardas municipais. Mas precisa pagar tudo de novo. Se não contratar um vigilante noturno, o popular pirriu, não vai ter sossego. Não que as polícias sejam omissas – é que vagabundos, ladrões, assaltantes e outros párias se multiplicam como ratos.
Bairros, antes tranquilos, hoje estão invadidos por nóias que furtam de tudo – chinelos, roupas no varal, botijões de gás – para conseguir droga. Qualquer descuido é prejuízo na certa. Sair ou chegar em casa tornou-se problema, risco altíssimo – atrás de uma árvore ou de um carro pode estar escondido um assaltante.
Se você pagar para o pirriu, cria outro problema. Como precisam mostrar que estão trabalhando, usam ilegalmente uma sirene em suas motocicletas. E disparam essa coisa a noite inteira, perturbando o sono de todos. Mas dos males, o menor.
As cadeias estão cheias, abarrotadas. Não há mais onde colocar esses animais. Será que não chegou a hora de termos penitenciárias agrícolas, com esses pústulas presos a correntes e trabalhando pra valer? Será que não chegou a hora de termos castigos mais severos para quem insiste em andar fora da lei?
Da Justiça não se espera nada. Está mais preocupada em mandar para a cadeia pais que não conseguiram pagar pensão alimentícia do que manter bandidos fora de circulação. Das polícias também não espera muito – estão no limite, com falta de gente, falta de equipamento e armadas com pistolas que vieram apodrecidas de fábrica.
Dos políticos, menos ainda. São mentirosos, falsos, hipócritas, que no próximo ano, quando houver eleição, irão prometer segurança, tranquilidade, progresso. Não podemos fazer justiça com as próprias mãos. Ainda. Por ora, estamos mesmos fritos e enfarinhados.
Anselmo Brombal

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas