Siga nos
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2913080483495928", enable_page_level_ads: true });

Aguinaldo Oliveira

O sucesso pode estar em sua zona de conforto?

Quais as características essenciais para o sucesso? Ser ambicioso? Ser comunicativo? Ser resiliente?  Sair da zona de conforto? 
 
Não tenham dúvidas que pessoas que reúnem essas 4 características (somadas à algumas outras) tem uma possibilidade grande de atingirem seus anseios, mas antes de tudo é fundamental entendermos o que é sucesso e qual a percepção dele para cada um de nós.
 
Se “ter sucesso” para você é ter dinheiro, boa remuneração e bens, então realmente a ambição é algo que vai te ajudar. Desejar trocar de carro, morar em uma boa casa e viajar varias vezes ao ano exige muito esforço e a ambição é um excelente combustível. Por outro lado, se sucesso pra você tem a ver com família, espírito ou cultura, pode ser que ambição de mais até te atrapalhe ao te distanciar de tudo isso.
 
Sucesso é reconhecimento público? Então, a comunicação bem desenvolvida te ajuda, pois é com ela que você se vende. Ter boa oratória, saber conduzir uma conversa e até a maneira de se apresentar fisicamente podem fazer a diferença, sendo até mesmo o ponto de acréscimo que te separaria dos demais. Mas se sucesso é ter paz, a introspecção não o limita e se torna só uma característica irrelevante.
 
Se você quer chegar a cargos elevados, certamente precisará ter resiliência. Mas a resiliência demais também pode te anestesiar e impedi-lo de saber qual é a hora de parar de insistir e buscar outro caminho. A resiliência em demasia te leva a tal zona de conforto, onde você vai aguentando, aguentando e aguentando as “envergaduras” sem quebrar e não percebe que o “vento não vai parar de acontecer por ali”, mas, como já faz muito tempo que você está “nessa vida”, você aguenta.
 
Por outro lado, se sucesso para você é ter um determinado nível de “conforto” e tempo livre, talvez o fato de morar em um bairro tranquilo, trabalhar perto de casa ou em uma empresa menor, que te de horário flexível, seja um sossego desejável. Neste caso, permanecer na tal “zona de conforto” não traria nada de ruim pra você, mesmo que o mercado preconceituoso pudesse te chamar de acomodado.
 
Resumindo: temos visto muitas regrinhas básicas de sucesso. Então, como se isso fosse uma imposição dos tempos modernos para ser aceito em uma espécie de “sociedade secreta dos vencedores”, passamos a querer fazer tudo aquilo que os livros de administração moderna dizem. O problema disso é que, em alguns casos, podemos estar tentando ser felizes com o conceito de sucesso criado pelos que escreveram os livros… e não pelo nosso.
 
Não estou dizendo que você não deve buscar o sucesso profissional, cargos de relevância em grandes empresas e o reconhecimento público ou financeiro. Mas sim que a carreira é uma espécie de “compra de roupa” que se faz em uma magazine e por isso precisa ser provado e experimentado. Lembrando que aquela peça que ficou maravilhosa em um amigo ou amiga, pode não ficar bem em você, e pior, pode até cair super bem e elegante, mas ficar extremamente desconfortável.

por Aguinaldo Oliveira 

Clique para comentár

Nos escreva

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

iFood começa a testar entrega de refeições com drones

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Conectar