19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Adesão à tarifa branca é vantajosa para lojas e edifícios comerciais

spot_img

O Sincomercio Jundiaí e Região e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, ressaltam que a adesão à tarifa branca de energia elétrica pode ser extremamente vantajosa aos comerciantes e orientam que realizem uma simulação online. Desde janeiro, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) oferece aos consumidores de baixa tensão, entre eles lojas, escritórios, pequenas oficinas e edifícios comerciais, a opção da nova modalidade tarifária, interessante para quem consiga concentrar a maior parte do seu consumo fora do horário de ponta.

“O comerciante deve ficar atento a todos os recursos que possam trazer benefícios e economia ao seu negócio. A simulação de consumo é interessante e promove uma previsão de gastos no estabelecimento”, orienta Edison Maltoni, presidente do Sincomercio Jundiaí e Região. 
 
Para verificar se é vantajosa a adesão, o comerciante deve entrar no simulador disponível no site da sua concessionária de energia elétrica, como o da CPFL Piratininga, clique aqui. 
 
Os estabelecimentos com consumo mensal superior a 500 kWh ou com novas instalações podem optar pela modalidade, que faz a cobrança de acordo com o horário do consumo. Não há custos envolvidos, incluindo a instalação do medidor, que deverá ocorrer em até 30 dias da solicitação.
 
Segundo a FecomercioSP, se o estabelecimento fecha às 18h, geralmente a tarifa branca é sempre conveniente, mas é indispensável fazer a simulação antes de consolidar a opção. No caso de arrependimento, seja pela troca do horário de funcionamento do negócio, seja por qualquer outro motivo, basta solicitar o retorno para a tarifa convencional e aguardar no máximo até 180 dias.
 
Horários de descontos
O horário de ponta, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) varia entre as distribuidoras de energia elétrica. No Estado de São Paulo, é das 18h às 20h59, com exceção das áreas atendidas pela Bandeirante Elektro e a AES Eletropaulo, que é das 17h30 às 20h29.
 
Os descontos, em torno de 20% a 25%, serão aplicados para os períodos fora do consumo de ponta, mas, na contrapartida, as distribuidoras darão acréscimos de 15% a 30% nos horários críticos e de 80% a 110% para as tarifas intermediárias (uma hora antes e uma hora após o horário de ponta). Os valores também variam para cada distribuidora, por isso, é essencial que se faça a simulação no site da distribuidora de cada região correspondente. Sábados, domingos e feriados nacionais são considerados fora da ponta.
 
Contudo, é necessária atenção, já que as bandeiras tarifárias amarela, vermelho e verde continuarão a ser aplicadas, mesmo com a opção da tarifa branca. Mais informações sobre a tarifa branca podem ser consultadas aqui.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas