Siga nos
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2913080483495928", enable_page_level_ads: true });

Carlos Cunha

O tom da voz na apresentação

Olá, pessoa! O ensaísta francês Gerard Bauer já dizia: “A voz é nosso segundo rosto”. A frase fala por si, afinal, a voz também é o veículo que deixa nossa personalidade transparecer e demonstra nossa emoção.

Saber usá-la adequadamente durante uma apresentação faz toda a diferença. E é na voz que reside o tom, que precisa ser modulado de modo que possamos potencializar nossa mensagem.

Alguma vez já aconteceu de você ir a um evento, independente do segmento, ouvir as exposições que são feitas e voltar pra casa com a sensação de que faltou alguma coisa?

Pois bem, em grande parte isso se dá por um detalhe técnico que muitos apresentadores se esquecem: a modulação de voz. A modulação da voz se dá através do emprego de energia vocal em cada situação de um pitch (exposição).

Você alguma vez sentiu sono diante de uma apresentação? Note que, em casos como este, mesmo que o assunto seja interessante, a monotonia da voz favorece a dispersão. Uma fala, por mais formal que seja, tem seus momentos de realce, reforço, estímulo.

Não dá pra pedir alegria com o mesmo tom de voz com que se está chateado. Da mesma forma, não alcança resultado se ao falar de um momento de tristeza, você se apresenta com uma voz animada. Em ambas as situações, é impossível passar uma imagem verdadeira.

Leia também: Coitadinho do Judas…

Anota aí: apresentações de sucesso exigem, além de uma postura adequada, o tom de voz correto para expressar a mensagem. Uma voz monótona (mono tom = um tom só), sem emoção, atrapalha qualquer discurso.

Utilizar a modulação adequada para cada momento torna você simpático e sua mensagem cativante. Demonstre toda sua energia em cada frase que vai proferir. Acredite na sua mensagem e a passe com segurança e credibilidade, sem esquecer de alterar o tom, quando necessário. É isso.

por Carlos Cunha

Clique para comentár

Nos escreva

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

iFood começa a testar entrega de refeições com drones

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Conectar