30.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Com inovação, Valinhos adere lixeiras subterrâneas

spot_img
Valinhos é uma das poucas cidades que aderiu contêineres subterrâneos para receber resíduos comuns e recicláveis. O sistema foi instalado na Avenida dos Esportes, no Centro da cidade, e começou a operar nesta terça-feira (11) com a ajuda de um monitor que permanecerá no local para orientar os usuários. A implantação das lixeiras não sofrem com custos adicionais ao cofres públicos, informou a Prefeitura. 
A Rua Antônio Carlos, no Centro, e a Rua Valmir Capelari, no Jardim Centenário, também receberão as lixeiras subterrâneas. A instalação do sistema de coleta de lixo está prevista no contrato da Prefeitura com o Consórcio Valinhos Ambiental, que vai operar os contêineres. 
Periodicamente os contêineres são esvaziados por caminhões coletores especialmente adaptados para esse trabalho. Os equipamentos possuem um sensor que avisa quando a capacidade de armazenamento chega a 80%, o que facilita o envio do caminhão e traz mais eficiência para a coleta. 
Para a instalação, a área onde é colocado o contêiner recebe uma caixa de concreto, que evita risco de vazamentos e contato direto do lixo com o solo. Há ainda um esquema de drenagem para garantir que não haja infiltração de líquidos no solo e no espaço interno do contêiner.
O sistema deve ser expandido para outros pontos da cidade. Os três primeiros conjuntos foram instalados em locais de grande fluxo e concentração de pessoas. 
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas