20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

13º salário injeta R$ 211 bilhões na economia

spot_img

O pagamento da primeira parcela do 13º salário, que será nesta sexta-feira (30), para quase 85 milhões de brasileiros, vai injetar R$ 211 bilhões na economia. O volume é inferior ao do ano passado e não deve salvar os varejistas de um Natal “morno”, como é a expectativa do setor.
Segundo o Departamento Intersindical de Estatística Estudos Socioeconômicos, os recursos da primeira parcela do 13º ficarão 1,3% abaixo do que foi pago no ano passado, já descontada a inflação. E apesar da recente retomada da confiança de empresários e consumidores revelada por vários índices, a expectativa do varejo é de um ritmo de crescimento de vendas neste Natal inferior ao do ano passado.
A Confederação Nacional do Comércio (CNC) espera um avanço real nas vendas de 3,1% neste ano ante 3,9% obtido em 2017. “Será um Natal morno”, diz o economista-chefe da CNC, Fábio Bentes. Entre os fatores para um crescimento menor ele destaca a inflação maior deste ano. Um levantamento de preços feito pelo economista com 30 produtos e serviços mais consumidos no Natal mostra que, neste ano, eles subiram 4,5% ante deflação de 1,2% em 2017.
 
Leia também: Spadone promove o Sonho de Natal em Jundiaí
 
Bentes também aponta a lenta recuperação do emprego como obstáculo a um crescimento mais robusto das vendas e uma certa cautela do consumidor que quer evitar compras a prazo, que normalmente envolvem gastos maiores. De acordo com pesquisa do SPC Brasil, 57% dos brasileiros vão optar pelo pagamento à vista.
Na Lojas Cem, especializada em eletrodomésticos e eletrônicos, a expectativa é que o desempenho do Natal deste ano seja muito parecido com o de 2017, com um crescimento real, descontada a inflação, entre 2% e 3%. Hoje, o Brasil tem aproximadamente 60 milhões de inadimplentes que antes de voltar às compras precisam limpar o nome.
No Natal do ano passado, o faturamento da rede tinha avançado 11% sobre o de 2016. Boa parte desse crescimento ocorre por conta da base de comparação que era mais fraca.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas