Siga nos
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2913080483495928", enable_page_level_ads: true });

Valinhos

30% do figo produzido em Valinhos são exportados

Segundo a Associação Agrícola, produtores locais encontraram na exportação uma forma de equilibrar as finanças

A exportação foi uma estratégia de negócios que deu certo e se consolidou em Valinhos. Atualmente, parte dos agricultores da cidade exporta a maior parte de sua produção e a expectativa é de ampliar o consumo fora do País. O figo roxo é a estrela da 70ª Festa do Figo e 25ª Expogoiaba, que está acontecendo em Valinhos.

A exportação tem papel importante na fruticultura local. Segundo a Associação Agrícola de Valinhos e Região, 30% da produção de figo roxo de Valinhos é enviada para o Exterior. A exportação de goiaba chega a 5% da produção. A família Lacarini, que contabiliza mais de um século de agricultura em Valinhos, é uma das pioneiras na exportação do figo.

No começo da lavoura, a família Lacarini, que está presente na Festa do Figo desde a primeira edição e já está na quarta geração de agricultores, plantava abacaxi, uva, maçã. Em 1964, iniciou a plantação de figos. Depois de expandir os negócios e vender para as Centrais de Abastecimento (Ceasa) de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, em 1987 adquiriu novas terras e iniciou a exportação do figo roxo para diversos países da Europa.

“80% dos nossos figos são exportados para a Holanda. Há dois anos estamos trabalhando diretamente com a exportação, sem intermediários”, explica Matheus Lacarini, membro da quarta geração e que coordena os negócios da família. Segundo ele, são exportadas 100 mil caixas de figo por ano e a expectativa é de aumentar esse número.

Segundo Departamento de Agricultura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a safra de figo 2018/2019 deve chegar a 3,6 mil toneladas e a expectativa para a safra de goiaba é de 14 mil toneladas.

Clique para comentár

Nos escreva

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

iFood começa a testar entrega de refeições com drones

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Conectar