Connect with us
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2913080483495928", enable_page_level_ads: true });

Pai Alexandre Falasco

A Umbanda é cristã

“Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho”. (João, 14: 12-13)

Estamos em Dezembro, mês do nascimento de Jesus. Jesus, o Cristo, o Messias, ou o maior médium que a humanidade já viu encarnado. Tudo depende da interpretação das diferentes vertentes religiosas, algumas nem existiam na época de Jesus.

No contexto islâmico, Jesus (transliterado como Isa) é considerado um dos mais importantes profetas de Deus e o Messias. Para os muçulmanos, Jesus foi aquele que trouxe as escrituras e é filho de uma virgem, mas não é divino, nem foi vítima de crucificação. O judaísmo, por outro lado, rejeita a crença de que Jesus seja o Messias tão esperado, argumentando que não corresponde às profecias messiânicas do Tanakh.

Mas, para a maioria dos cristãos ocidentais, Ele é o filho de Deus.

Em Português = Deus

Em Espanhol = Dios

Em Inglês = God

Em Iorubá = Ọ̀lọ̀rún

Sim, na língua africana Iorubá Olorum significa simplesmente “Deus” assim como no dialeto Bantu a tradução de “Deus” é “Nzambi”.

Faço questão de fazer essa observação para, antes de qualquer coisa, deixar claro que a UMBANDA É UMA RELIGIÃO MONOTEÍSTA (que acredita em um único Deus) e, portanto, os nomes só se alteram por conta da linguagem utilizada nas orações (já que em algumas delas utilizamos a língua africana por tradição).

Mas estamos aqui falando de Jesus na Umbanda. E afirmo: A UMBANDA É UMA RELIGIÃO CRISTÃ, como o catolicismo, como as igrejas evangélicas, o espiritismo kardecista, e muitas outras.

Basta considerar que a Umbanda acredita na comunicação com espíritos de nossos ancestrais e estes são nossos intermediários com as esferas mais evoluídas da Espiritualidade. Estes espíritos nos mostram o caminho cristão não pela imposição, mas pelo exemplo.

Está no terço do Preto Velho, nas rezas da Sexta-feira Santa, no rosário da Vovó, na devoção do Boiadeiro que chega no terreiro fazendo o sinal da cruz e louvando a Jesus, está no “Pai Nosso” rezado no início das giras, e principalmente nos pés descalços dos médiuns, vestidos de roupas simples e brancas, tentando alcançar, mesmo de longe, o exemplo do mestre que ajudava a todos sem olhar a quem e sem ostentar luxo ou autoridade. A Umbanda é praticada em templos humildes, nada de vigas de ouro, assim como fez o Cristo em sua essência, nos montes das oliveiras, e em toda sua caminhada por este mundo de seu Pai.

Desejo a todos um Feliz Natal, mas um Natal voltado à reflexão, em um momento tão necessitado disso. Somos iguais, devemos nos respeitar com todas as nossas diversidades, pois, para os verdadeiros cristãos, independente de religião, no fundo tudo deve convergir para a Paz e o Amor.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect