21.5 C
Jundiaí
sábado, 27 abril, 2024

Altas temperaturas exigem cuidados com a saúde

spot_img

As altas temperaturas do verão exigem mais cuidados com a saúde no dia a dia. Por isso, no período mais quente do ano é importante não esquecer da hidratação, além de cuidados com a higiene pessoal. 

De acordo com a médica Kátia Maria Aragão Franco, especialista em medicina da família e comunidade que atende na UBS Botujuru, é recomendado o consumo de dois a três litros de água por dia. Além disso, manter a higiene das mãos é importante.

A médica comenta que há um aumento de cerca de 30% dos casos de doenças respiratórias nesse período, como sinusite, faringite, amidalite, pneumonia, resfriados e gripe. “O tempo fica muito seco e as partículas infectadas ficam em suspensão por mais tempo.”

Ela explica ainda que o período também é de alerta para as mulheres, que podem desenvolver candidíase. “Os fungos gostam de umidade e calor.” Dermatofitoses também são comuns. “Coceiras e vermelhidões, frieiras e micoses aparecem com mais frequência.” Outros casos comuns no verão são de diarreias e desidratação. “Ter cuidados com a higiene pessoal e do ambiente em que se vive são fundamentais. Além disso, alimentos leves são ideais para os dias quentes. Evitar comidas de rua também é positivo.”

Insolações e queimaduras marcam presença na estação mais quente do ano. Por isso, o filtro solar é o grande aliado contra o câncer de pele e foto envelhecimento. “De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de pele ?não melanoma? é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.”

A médica destaca que a radiação UV é mais intensa das 10h às 17h. Por isso, o ideal é evitar a exposição ao sol nesse período. Outra dica, além do filtro com fator de 30 a 50, é usar viseiras e chapéus. Crianças de 6 meses a 2 anos devem usar protetor solar específico para a idade. Óculos de sol de boa procedência também são aliados na proteção dos olhos. 

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas