Connect with us
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2913080483495928", enable_page_level_ads: true });

Valinhos

Concurso, premiação e leilão de frutas são tradições da Festa do Figo

Famílias como Trombetta, Kusse e Previtali colecionam premiações ao longo do evento

Uma das tradições da Festa do Figo de Valinho é o concurso de beleza em que as frutas são as estrelas. Produtores se esmeram em cultivar bonitos exemplares em sua plantação. Tratadas com deferência, as rainhas das frutas são colhidas e inscritas em um concurso que tem jurados e premiação.

As melhores entre as melhores são expostas durante a festa e depois vão a leilão. O ritual de premiação, exposição e leilão de frutas faz parte da tradição do evento. Este ano, a Festa do Figo completa 70 aos e a Expogoiaba completa 25. Entre as famílias produtoras mais premiadas da história da festa estão os Trombetta, Kusse e Previtali.

A exposição e premiação de frutas acontecem nos fins de semana da festa. “É uma tradição forte e causa divertimento entre os visitantes. Às vezes, durante o leilão, o palpite pode ser até maior que o preço que nós colocamos para a venda das frutas”, explica Yoshinobu Kusse, presidente do Sindicato Rural de Valinhos.  O leilão acontece aos domingos, a partir das 13h.

De acordo com o presidente do sindicato, os cuidados com os frutos durante a exposição são essenciais. O ambiente precisa ser arejado e ter circuladores de ar. Os produtos são isolados para manter a qualidade. Após o término do evento, a verba obtida com o leilão é destinada à própria entidade para o pagamento de despesas e da equipe que trabalhou durante o evento.

Segundo o Sindicato Rural de Valinhos, em 2018 foram comercializadas 222 toneladas de frutos na Festa do Figo e a expectativa é que esse número seja maior neste ano. A Associação Agrícola de Valinhos e Região também estima que o número de frutas comercializadas em 2019 sejam expressivo, como no ano passado. Valinhos é a Capital do Figo Roxo e líder nacional na produção de goiaba de mesa.

A festa começa no sábado (19) e vai até 3 de fevereiro, no Parque Monsenhor Bruno Nardini. A entrada é de graça.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect