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quarta-feira, 24 abril, 2024

Doria retoma promessa de trens entre cidade do interior e capital

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Após inúmeros planos de conectar cidades do interior a capital de São Paulo por trem empacarem, o governo João Doria (PDSB) promete retomar essa antiga promessa.

O primeiro passo deve ser a interligação entre as cidades de Americana, São José dos Campos e Campinas a São Paulo, com o projeto TIC (Trem Intercidades).

Nesta terça-feira (15), o governo paulista recebeu técnicos do Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento com propostas para tirar o projeto do papel.

Só nos últimos 15 anos já foram apresentados quatro projetos do tipo, fora um do governo federal. Sem estudos aprofundados e garantias de financiamento, os planos nunca avançaram.

Durante a campanha, Doria disse que iria “tornar realidade o projeto de ligação ferroviária rápida, confortável e eficiente” entre as principais regiões metropolitanas. Segundo ele, isso será viável graças a uma PPP (parceria público-privada) com a participação de investidores estrangeiros.

A promessa de Dória foi de interligar Americana e Campinas, Sorocaba, Pindamonhangaba e Santos à capital, conectando uma área que reúne mais de 20% do PIB nacional.

Segundo uma propaganda eleitoral de Doria, os trens teriam velocidade média de 170km/h.

A atração desse projeto é tanta que durante a campanha o ex-governador Márcio França (PSB) também fez a promessa de levar o trem de São Paulo a Campinas. Ele chegou a fazer uma viagem simbólica entre as cidades para divulgar o projeto.

Após a eleição, e agora no governo estadual, Doria pretende avançar no projeto de trens regionais focando em três ramais: até Americana (passando por Campinas) e até São José dos Campos. O governo diz querer lançar a licitação desses dois trechos ainda este ano.

O TIC foi um dos assuntos tratados por Doria em Brasília com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, na última sexta-feira (12).

“É um avanço enorme que os governo do estado e federal estejam finalmente conversando”, diz José Manoel Ferreira Gonçalves, presidente da Ferrofrente (Frente Nacional pela Volta das Ferrovias).

Até agora, o trecho mais comentado é o que ligará Americana à São Paulo, passando por Campinas e Jundiaí, num trajeto de 135 quilômetros e nove estações ferroviárias.

Inicialmente, prevê-se o transporte de 68 mil passageiros por dia. Ele deverá operar junto com a Linha 7-Rubi da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) – que vai até Jundiaí.

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