20.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 28 março, 2024

"Está na hora de abrir a caixa-preta do Sistema S", diz governo

spot_img

A equipe econômica de Jair Bolsonaro já deixou claro que pretende reduzir as contribuições feitas ao sistema S. De acordo com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa, falta decidir qual será o tamanho do corte. A expectativa é de que varie entre 30% e 50%. “Está na hora de abrir esta caixa-preta para a sociedade”, afirma Costa.

O secretário considera boa parte do sistema S como caixas-pretas. “A transparência é mínima e as informações das entidades passadas ao TCU são inconsistentes. O patrimônio imobiliário e financeiro é gigantesco, os critérios de contratação e de gastos nem sempre são republicanos”, aponta.

A proposta de corte da contribuição será definida nos próximos meses e deve respeitar critérios técnicos, e não políticos, segundo o secretário.

O que é o Sistema S

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – ligado à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) – ligado à Confederação Nacional do Comércio; Serviço Social do Comércio (Sesc) – ligado ao Sistema Cooperativista Nacional; Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social da Indústria (Sesi) – ligados à Confederação Nacional da Indústria; Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) – ligados à Confederação Nacional do Transporte, e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

* Sescoop, Senar, Sest e Senat foram incluídos no sistema após a Constituição de 1988

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas