18 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Itatiba aparece em Ranking Brasileiro pela 1ª vez e se destaca

spot_img

Itatiba conquistou várias posições de destaque no cenário brasileiro em 2018. A pesquisa considerou no Ranking Geral, os municípios com mais de 100 mil habitantes com base em dados de 2017 (estimativa da População-IBGE). Pela primeira vez, o município apareceu entre as 100 melhores cidades do Brasil para se investir em negócios, ficando com a 53ª posição no ranking geral, feito anualmente pela Consultoria Urban Systems, exclusivo para a Revista EXAME.

Os índices de 2018 chamam a atenção para áreas importantes da cidade. Em Desenvolvimento Social, Itatiba ficou entre as dez melhores do país, na 9ª colocação. Já em Infraestrutura, a cidade está entre as vinte melhores do país, na 11ª colocação; e em Desenvolvimento Econômico está na 32ª colocação. Esse mesmo índice no ano passado se enquadrava na 84ª posição.

O relatório detalhado com todos os indicadores foi divulgado neste mês de janeiro, completando as informações publicadas pela Revista EXAME no fim de outubro de 2018.

Foram considerados 310 municípios, que representam: 70,47% do PIB Brasileiro; 62,1% das empresas; 72,6% dos empregos formais e 56,5% da população brasileira.

No Estado de São Paulo, Itatiba saiu na frente na classificação geral de muitos municípios, como: Limeira, Valinhos, Atibaia, Franca e Rio Claro. De outros estados brasileiros, ficou à frente ainda de: Blumenau (SC), Manaus (AM) e Fortaleza (CE), por exemplo. A primeira cidade classificada foi Vitória/ES e outras cidades da região como Vinhedo (SP) e Louveira (SP) nem chegam a pontuar no ranking geral.

INDICADORES

O novo ranking apresentou as cidades que aprimoraram as suas gestões. O estudo analisa o potencial de desenvolvimento econômico das cidades, considerando as cidades com as melhores oportunidades para se investir. Apresenta ainda um recorte dos melhores municípios em desenvolvimento econômico, social, infraestrutura e capital humano.

Em Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico, Itatiba se apresenta nas 38ª e 26ª colocações respectivamente, à frente de Campinas. Em Infraestrutura, está 16 colocações acima de Jundiaí.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

O índice que trouxe maior destaque para Itatiba foi o de Desenvolvimento Social. A cidade ficou entre as 10 melhores de todo o Brasil, saindo da 41ª colocação em 2017 (resultado das pesquisas com base em 2016) e ocupando agora a 9ª colocação em 2018 (resultado das pesquisas com base em 2017), o que representou um ganho de 32 posições no ranking. Itatiba está à frente de várias cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) nesse quesito, como: Paulínia (38ª), Americana( 43ª), Indaiatuba (45ª) e Campinas (47ª).

Esse índice mede o reflexo do desenvolvimento de negócios na cidade sobre a população local, medindo indicadores sociodemográficos e econômicos, saúde,segurança e também educação. O índice atingido no IDEB por exemplo, pelos alunos de Itatiba, contribuiu para os resultados.

Nesse ano o índice de desenvolvimento social também apresentou outros dois indicadores importantes: crescimento da renda média e índice de homicídios com arma de fogo.

INFRAESTRUTURA

Outro índice de bastante destaque para Itatiba é o de Infraestrutura, no qual a cidade passou da 70ª colocação em 2017 (baseada em dados de 2016) para a 11ª colocação em 2018 (baseada em dados de 2017), ficando entre as vinte melhores cidades em infraestrutura do Brasil. Com isso, a cidade também está em posição de vantagem às demais cidades da região, como por exemplo: Valinhos (15ª), Indaiatuba (19ª), Jundiaí (27ª).

Os indicadores de infraestrutura estão relacionados às facilidades que proporcionam ao desenvolvimento de empresas e negócios nas cidades: infraestrutura básica (distribuição de água por exemplo), até telecomunicação, com cidades que não possuem barreiras para o desenvolvimento de negócios de diferentes segmentos

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Chama a atenção no ranking ainda o índice de Desenvolvimento Econômico, pelo qual Itatiba passou da 84ª colocação em 2017 (com base em dados de 2016) para a 32ª colocação em 2018 (com base em dados de 2017), estando à frente de cidades da RMc, como Hortolândia (74ª), Campinas (58ª) e Paulínia (64ª). Itatiba também aparece à frente de cidades da região, como Atibaia (49ª) e Bragança Paulista (45ª).

Entre os indicadores deste quesito, estão por exemplo o crescimento do valor adicionado dos PIB’s Industrial, Agrícola e de Serviços; PIB per Capta; saldo de empregos em serviços; saldo de empregos na indústria; crescimento das empresas; crescimento das importações e exportações, crescimento de MEI’s, entre outros.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas