29.9 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Moradores reclamam do abandono de indústria de louças sanitárias em Jundiaí

spot_img

Uma área com mais de 50 mil metros quadrados de uma antiga indústria de louças sanitárias está abandonada no Bairro da Colônia, em Jundiaí (SP). Os moradores reclamam que a empresa mudou de endereço e deixou tudo largado, com mato alto e muito lixo e entulho.

Do alto é possível ver vários galpões sem cobertura. Segundo os moradores, todas as telhas foram furtadas. Há sete meses um homem morreu eletrocutado dentro da empresa enquanto tentava furtar cabos de energia.

“Ultimamente eu vi na minha frente, na calçada os marginais arrancando o portão. Eu moro bem em frente ali do portão, onde os portões estão”, conta a aposentada Merli de Mello.

“A gente tem medo, porque a gente não tem sossego. Se você sai, já fica preocupada, porque não tinha antes aqui”, completa a dona de casa Aparecida Tresso.

Imagens feitas com celular mostram como está dentro de um dos prédios. Alguns móveis ainda estão por lá e é possível observar que tem muito lixo espalhado, além de vidros quebrados e paredes pichadas.

Durante anos funcionou no local a empresa Ideal Standart, uma multinacional vendida em 2008 para a Duratex, que fabrica peças em louças, como vasos sanitários.

As duas empresas foram multadas quatro vezes e receberam 19 penalidades da Cetesb por lançar poeira e jogar líquidos industriais no Córrego Colônia, que corta a fábrica. De lá saíam produtos que eram vendidos até para fora do país.

Oficialmente a empresa continua funcionando, pelo menos esta é a informação do setor fiscal da Prefeitura de Jundiaí. Mas é possível ver o abandono por todos os lados, inclusive por fora. Uma parede e teclados ficaram destruídos depois de um incêndio há alguns meses.

Os moradores contam que, além da depredação, o local se tornou refúgio para usuários de drogas. “Tacaram fogo no prédio, invadem, saem na cara dura com as coisas, entram em residências, já roubaram casas de vizinhas aqui”, reclama o educador físico Valdemar Matano.

O lixo e o mato alto também incomodam quem mora na região. Os objetos podem acumular água e colaborar com a proliferação do mosquito transmissor da dengue e outros insetos. Os moradores dizem que já procuraram a prefeitura e a empresa, mas até agora ninguém fez nada.

A prefeitura informou que já notificou a empresa responsável pelo terreno, localizado na Rua Honorato Spiandorin, para que providencie a limpeza do local. Conforme determina a lei 8.833/2017, após a notificação, o proprietário tem 30 dias para executar o serviço. O descumprimento da notificação gera multa ao proprietário.

De acordo com a administração municipal, a empresa se comprometeu a realizar a limpeza e cercamento da área, além de ter contratado um vigia para fazer a segurança.

A Duratex disse que também vem sendo impactada com as recorrentes invasões no terreno. A empresa está trabalhando para reforçar a segurança e continua a realizar de forma periódica a limpeza da área.

Já a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) afirmou que realiza diuturnamente e intensifica o patrulhamento comunitário nos vários bairros da cidade, também aos fins de semana e feriados, inclusive na grande região, onde fica a empresa.

A corporação reforçou sobre a necessidade de acionar o setor em caso de atitudes suspeitas ou atos delituosos. A ligação pode ser feita de forma gratuita pelos telefones 153 ou (11) 4492-9060 ou pelo Aplicativo Jundiaí.

A Polícia Militar disse que em outubro do ano passado prendeu cerca de 10 pessoas que estavam cometendo furtos na região.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas