publicidadespot_img
21.2 C
Jundiaí
quarta-feira, 16 setembro, 2026

Resultado do Sisu 2019 é divulgado. Veja lista de aprovados

O resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta segunda-feira (28). Para acessar a lista de aprovados, é preciso entrar no site do programa.

As matrículas ocorrerão entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Nesse período, os candidatos precisarão reunir os documentos exigidos e comparecer ao endereço informado pela instituição de ensino em que estudarão.

Para este semestre, são oferecidas 235.476 vagas, em 129 instituições públicas de todo o Brasil.

Caso o candidato não tenha sido aprovado, precisará manifestar interesse em participar da lista de espera. Entre 28/1 a 4/2, ele deverá escolher uma das opções de curso em que se inscreveu para tentar novamente.

Cada universidade disponibilizará um determinado número de vagas com base nas que não foram ocupadas na 1ª chamada.

Se o candidato foi selecionado somente na segunda opção de curso, essa será sua única oportunidade de se matricular pelo Sisu. Ele não poderá participar da lista de espera.

Prorrogação das inscrições

Neste ano, as inscrições foram prorrogadas para as 23h59 do último domingo (27), por causa de instabilidades no sistema. Candidatos estavam com dificuldade de entrar no Sisu e marcar as opções de curso desejadas – o site não carregava e, quando abria, exibia uma tela de login com problemas.

O Ministério da Educação (MEC) afirmou que “foi registrada a lentidão do sistema em razão do enorme volume de acessos”.

Notas de corte

Pela primeira vez, o Sisu atualizou as notas de corte parciais de cada curso em cinco momentos do dia: 0h, 7h, 12h, 17h30 e 20h. Nas últimas edições, os índices só eram renovados à meia-noite, diariamente, até o prazo final.

No entanto, essa mudança causou um fluxo maior de visitas ao site – o que pode ter contribuído para a maior lentidão do sistema. Por isso, na quinta-feira (24), quando o prazo de inscrição foi prorrogado, o MEC anunciou também que as notas de corte voltariam a ser atualizadas somente uma vez ao dia.

Sisu 1º semestre

As datas da divulgação do resultado e os prazos para matrículas e listas de espera foram mantidos pelo MEC mesmo após a prorrogação do prazo de inscrição. Veja o calendário:

  • Inscrições: 22/1 a 27/1
  • 1ª chamada: 28/1
  • Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
  • Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2

Prouni e Fies

Após prorrogação do Sisu 2019, o MEC decidiu alterar as datas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Confira as mudanças:

Prouni

  • Início das inscrições: 31 de janeiro
  • Fim das inscrições: 3 de fevereiro (às 23h59)
  • Primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 6 a 14 de fevereiro
  • Segunda chamada: 20 de fevereiro
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 20 a 27 de fevereiro
  • Adesão à lista de espera: 7 e 8 de março
  • Resultado da lista de espera: 11 de março
  • Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 12 e 13 de março

Fies

  • Início das inscrições: 7 de fevereiro
  • Fim das inscrições: 14 de fevereiro (às 23h59)
  • Resultado da pré-seleção do Fies e P-Fies: 25 de fevereiro
  • Complementação da inscrição: 26 de fevereiro a 7 de março (às 23h59)
  • Pré-seleção da lista de espera do Fies: 27 de fevereiro a 10 de abril (às 23h59)
  • Conclusão da inscrição no FiesSeleção: 28 de fevereiro a 11 de março (às 23h59)
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.

SUGESTÃO DE PAUTAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PUBLICIDADEspot_img
publicidadespot_img
publicidadespot_img

Deixe uma resposta