19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Verão aumenta risco de infecção urinária

spot_img

O Verão chegou com tudo este ano, com temperaturas batendo recordes. Junto com tanto calor, piscinas e praias lotadas, aumentam também os casos de infecção urinária, trazendo sintomas incômodos que podem atingir toda a população, mas afetam especialmente as mulheres.

Dois fatores principais contribuem para o aumento do problema na estação, segundo a médica nefrologista Maria Gabriela Rosa, da Renal Quality: maior perda de água e aumento da umidade nas áreas íntimas.

“Nesta época, as pessoas transpiram mais e nem sempre repõem os líquidos de maneira adequada, diminuindo a quantidade de urina produzida e o número de vezes que vão ao banheiro. Isso faz com que as bactérias fiquem retidas no canal urinário, aumentando a chance de proliferarem, chegarem à bexiga ou aos rins e causarem a infecção”, explica a especialista.

Também é bastante comum que as pessoas permaneçam muito tempo com a roupa de banho úmida, o que aumenta os riscos. “A umidade e o calor nas áreas íntimas podem causar um desequilíbrio da flora bacteriana na região genital, favorecendo o aparecimento das infecções, como a candidíase”, diz Maria Gabriela.

As mulheres estão mais vulneráveis ao problema por uma questão anatômica. “A uretra é mais curta, a vagina e o ânus próximos, facilitando a entrada de fungos e bactérias. Em homens e crianças, o número de casos é bem menor”, afirma a médica. Estima-se que pelo menos metade das mulheres terá infecção urinária uma vez na vida e 15% delas apresentarão o problema todos os anos, a chamada infecção de repetição.

Os principais sintomas da infecção são dor ou ardência ao urinar, urina turva, sanguinolenta ou com odor forte. Outro sinal é a sensação frequente de precisar ir ao banheiro, com eliminação de pequenas quantidades de urina. Quando os micro-organismos atingem o rim, podem ocorrer febre, mal-estar, calafrios, sensação de cansaço e dor na região lombar. Nos dois casos, o tratamento é feito com antibióticos.   

O tipo mais frequente de infecção do trato urinário, de acordo com a especialista, é a cistite, quando as bactérias se concentram na bexiga. A pielonefrite, menos comum, é uma forma mais grave que atinge os rins e que, se não for tratada adequadamente, pode evoluir para lesões no órgão, perda da função renal ou até mesmo sepse, esta ultima quando a infecção atinge a corrente sanguínea, podendo ser fatal.

Outros fatores que podem predispor às infecções urinárias são o diabetes, alterações da flora vaginal durante a gravidez, menopausa, quedas na imunidade, incontinência urinária, atividade sexual, uso de diafragmas e espermicidas, além de malformações do trato urinário.

Sintomas

  • Urina turva, com sangue ou odor forte
  • Dor ou queimação ao urinar
  • Desconforto nas regiões pélvicas e do abdômen inferior
  • Sensação de que a bexiga está sempre cheia
  • Urinar frequentemente e em pequenas quantidades

Como prevenir

  • Ingerir bastante água e outros líquidos, como sucos, água de coco e chás, ao longo do dia
  • Cuidar da higiene íntima e urinar após as relações sexuais
  • Usar preservativos
  • Fazer a higienização correta após a evacuação (lavar ou fazer a limpeza da frente para trás)
  • Evitar longos períodos de constipação para prevenir a proliferação de bactérias do trato intestinal
  • Não permanecer com roupas úmidas por longos períodos
  • Usar roupas íntimas de algodão, evitar tecidos sintéticos e calças muito justas
Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas