Siga nos
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2913080483495928", enable_page_level_ads: true });

Itu

Após 150 anos, Itu ganha seu primeiro hospital municipal

Desde a Santa Casa de Itu, oficialmente inaugurada em 1867, cidade não contava com hospital próprio

A inauguração do Hospital Municipal Emilio Chierighini, no começo do mês, como parte das comemorações do 409º aniversário de Itu, pode ser considerada uma das ações mais significativas na área de saúde pública na cidade.

O equipamento, que dispõe de 42 leitos (entre enfermaria clínica, centro cirúrgico com duas salas, recuperação pós-anestésica e unidade de cuidados intensivos), é o primeiro hospital municipal após o término do funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Itu, modelo de atendimento em séculos passados.

Fundado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu em 1840, o Hospital São João de Deus (conhecido como Santa Casa) foi inaugurado solenemente em 1867. Entre 1991 e  2003, a Santa Casa de Itu permaneceu sob intervenção do Governo do Estado.

Em 2003, a Sanatorinhos Ação Comunitária de Saúde assumiu a terceirização da gestão e, desde 1º de novembro de 2009, a mesma está sob responsabilidade da Sociedade Beneficente São Camilo.

O hospital está instalado na Rua Convenção 550, Vila Nova, e conta com estrutura para realizar cirurgias de baixa e média complexidades que atualmente são feitas pelo Governo do Estado.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde de Itu, a equipe de Central de Vagas contatará as pessoas que aguardam pelas cirurgias que, a partir de agora, serão realizadas no Hospital Municipal. Assim que contatados, os pacientes serão submetidos à triagem para exames pré-operatórios e avaliação anestésica e, então, ocorrerá o agendamento das cirurgias.

A secretária municipal de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, destacou que com a inauguração do Hospital Municipal garantirá expressiva redução da demanda gerada por cirurgias de baixa e média complexidades. Em breve também funcionará, nas dependências do Hospital , um Centro de Diagnósticos equipado com Tomógrafo, Raio X Digital e Ultrassom. “O Hospital Municipal promoverá uma mudança histórica no atendimento de saúde em Itu”, afirma o prefeito Guilherme Gazzola.

Clique para comentár

Nos escreva

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

iFood começa a testar entrega de refeições com drones

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Conectar