26.8 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Metroviários podem parar nesta sexta-feira (8)

spot_img

Se você costuma utilizar o Metrô de São Paulo para chegar ao seu local de trabalho, se prepara. O Sindicato dos Metroviários realizará nesta quinta-feira (7) uma assembleia com a categoria e não descarta a possibilidade de uma paralisação por 24 horas nesta sexta-feira (8).

Os funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo discordam da nova escala de trabalho e pede a readmissão de operador demitido, trem Joaquim José, demitido por justa causa, no fim do mês passado, após ser responsabilizado por uma falha que paralisou as operações na linha 1-Azul no último dia 23.

À ocasião, a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) disse que o operador descumpriu procedimento orientado pelo Centro de Controle de Operações (CCO) e danificou um equipamento de via próximo à estação Jabaquara.

Os funcionários do Metrô também não aceitam a nova escala de trabalho proposta pela empresa e reclamam do aumento da jornada de trabalho. Os representantes da companhia, segundo informou o Sindicato dos Metroviários SP, só aceitam readmitir Joaquim José caso a categoria aceite a nova escala.

Na prática, o novo esquema de trabalho que a empresa propõe reduz o número de folgas que os funcionários do período noturno têm direito e também eleva suas cargas horárias de 36 para 40 horas semanais.

Em nota, o sindicato disse que exige reunião com a presença da diretoria da empresa e promete manter a mobilização com a “retirada do uniforme, uso de adesivos e sem quebra-galhos”.

Na segunda-feira (4), os funcionários da CPTM recuaram na decisão de cruzar os braços e acatou o pedido da empresa para manter as negociações.

Nesta terça-feira, a entidade sindical divulgou detalhes de uma cobrança de esclarecimentos realizada no segundo semestre do ano passado a respeito das condições de trabalho em estações da linha 15-Prata do monotrilho.

O diretor de assuntos corporativos do Metrô, Alfredo Falchi Neto, reconheceu a falta de itens como vestiários e equipamentos para os funcionários realizarem suas refeições. Na resposta, assinada em 15 de outubro, Falchi Neto prometeu que as carências seriam resolvidas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas