20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Ocorrências criminais caem 6,38% na região central de Jundiaí

spot_img

O programa “Centro Seguro”, da Guarda Municipal de Jundiaí, já apresenta dados positivos. A iniciativa, implementada em março do ano passado para aproximar a população e os comerciantes da Corporação, resultou na queda de 6,38% no número de ocorrências criminais na região (furto e roubo, entre outros), segundo balanço da GMJ. Nesta segunda-feira (4), para marcar o lançamento oficial do programa, foram entregues aos agentes de segurança o novo uniforme com padrão internacional e a viatura exclusiva para ronda no Centro.

Além da redução da criminalidade, o balanço revela um aumento de 26% no número de atendimentos não criminais (sociais), que vem sendo intensificado. O comandante da Corporação, Benedito Marcos Moreno, explica que o programa traz uma abordagem “técnico-humana” para o Centro.

“O cidadão é visto no contexto geral, como ele interage no meio e as dinâmicas que são produzidas. A população menos assistida recebe os encaminhamentos necessários. O trabalho também leva em consideração a questão da vulnerabilidade”, aponta.

De acordo com a GMJ, o número total de atendimentos aumentou em 11%. “A presença constante dos guardas na região central não só aumenta a sensação de segurança para comerciantes, moradores e consumidores, mas também inibe a atuação de criminosos”, destaca o GM Claudio Ribeiro da Matta, coordenador do programa. Os guardas contam com a ajuda de oito câmeras, monitoradas em tempo real dentro do ônibus do programa, que garante mais agilidade e eficácia no atendimento das ocorrências.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas