20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Prefeitura alerta para descarte irregular de lixo em bueiros

spot_img

A Prefeitura de Campo Limpo tem realizado rotineiramente a limpeza de bueiros na cidade. No começo da semana, os funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos, fizeram a desobstrução de uma boca de lobo nas proximidades da rua 5, no bairro São José.

Só em 2018 foram 1.068 bocas de lobo desentupidas pelos funcionários da SSU. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Aparecido, o descarte irregular de lixo acaba entupindo o escoamento de água, principalmente das chuvas.

“Nossas equipes já acharam de tudo enquanto faziam a limpeza e manutenção dos bueiros: garrafas PET, sacolas plásticas, panos, latinhas, guarda-chuvas, até prótese dentária”, explica  o secretário.

A Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo alerta a população para os riscos que o entupimento de valas e bueiros pode causar: com a obstrução, o escoamento das águas da chuva fica comprometido, o que resulta nas enchentes e elas, por sua vez, carregam doenças infectocontagiosas, como a leptospirose, causada por uma bactéria encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana.

Outra doença que pode surgir após o período de chuvas é a hepatite A, que pode ser transmitida pela água misturada com esgoto humano. As enchentes também aumentam o risco de diarréia aguda, causada por bactérias, vírus e parasitas, além da febre tifóide, causada pela salmonela typhi, bactéria encontrada nas fezes de animais. 

De acordo com a bióloga Karolina Tamberline, do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, ao evitar o acúmulo de lixo nos bueiros, se evita a proliferação até mesmo do escorpião.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas