20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Preocupação agora é com as barragens da região

spot_img

Salto, Salto de Pirapora e Itu têm barragens (represas) de hidrelétricas. Depois do rompimento da barragem de Brumadinho (MG), muita gente nessas cidades ficou em sobressalto – segundo a imprensa, existe possibilidade dessas barragens se romperem.

Na semana passada, três vereadores de Salto (Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e C´licero Landim) tomaram a iniciativa de saber da real situação das barragens, e estão tentando marcar reuniões com a Cetesb, Daee e Emae, para exigir fiscalização mais apurada nesses lugares.

Ainda na semana passada, visitaram a presidente da Câmara de Pirapora do Bom Jesus, Cristiane Bugalho, e lá ficaram sabendo que desde o dia 29 de janeiro a Prefeitura daquela cidad pediu ao presidente da Emae (Luiz Carlos Ciocchi), apresentação de laudo de estabilidade estrutural, o que confirmaria a inexistência de riscos à população da cidade.

Os vereadores querem que o prefeito de Salto, Geraldo Garcia, também se mexa. Um dos pedidos é a reativação do grupo de trabalho em prol do Rio Tietê, criado em 2017 mas que agora está inerte.

“Queremos informações e documentos assegurando que essas barragens em nossa região são seguras, em vista do que foi divulgado na imprensa local e nacional e vamos cobrar fiscalização permanente, relatórios, laudos e demais medidas, de forma a tranquilizar os moradores dessas cidades”, afirmam os vereadores.

A Emae divulgou nota afirmando que está tudo bem, que não existe risco e que tudo está dentro das normas previstas. Brumadinho também tinha essas coisas.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas