29.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Refogado do Sandi terá Mamaço na comissão de frente

spot_img

Mulheres farão um Mamaço no carnaval de rua de Jundiaí para dar o recado: amamentar é natural. O ato público (e político) vai abrir o caminho para o Bloco Carnavalesco Refogado do Sandi passar na sexta-feira que antecede a festa popular, no Centro da cidade.Mamaço é uma manifestação na qual as mães amamentam seus bebês e crianças livremente em público para mostrar à sociedade que amamentar é um ato natural e não deveria ser hostilizado, censurado ou discriminado.

“É mais uma incongruência social: peito de fora no carnaval é bonito, em revista masculina é fetiche, mas quando uma mãe põe o peito de fora pra amamentar num ponto de ônibus, no shopping, num restaurante, tem gente que torce o nariz, fala bobagem, xinga até”, diz a doula Tatiana Fávaro, que está organizando o Mamaço do Sandi. “A gente quer mostrar, de forma alegre no bloco, enquanto brinca o Carnaval, que amamentar é um ato natural, livre, e que nenhuma mulher deveria passar por constrangimento por ser alimento e amor pro seu filho.”A diretora do Sandi, Gisela Vieira, acolheu com muito carinho a ideia e assinou embaixo. “Este ano, Jubileu de Prata do bloco, a Corte foi composta propositalmente por mulheres para exaltar o empoderamento feminino e fortalecer as mulheres contra qualquer tipo de violência ou desrespeito”, disse.As mães e crianças sempre foram bem-vindas no bloco, mas em 1998 ganharam um espaço de destaque. “Eu queria poder levar meus sobrinhos em segurança para brincar no bloco e, então, criei a Comissão de Frente.

Outras mães descobriram e pediram pra participar. Já saímos com mais de 25 na ala e ter um Mamaço abrindo o bloco vai ser uma alegria”, afirmou Gisela.Segundo ela, os pequeninos de hoje serão “a nação refoguense” de amanhã. “Precisamos do cheiro do leite maternos para mostrar que seremos eternos.”A decisão de colocar o Mamaço na comissão de frente visou à segurança das mães, bebês e crianças.

As mães que quiserem participar do Mamaço do Sandi podem entrar em contato com a doula Tatiana Fávaro, por direct message do Instagram (@tatifavaro). Mães com crianças de colo que não mamam mais também serão bem-vindas para engrossar o cordão. Fotos: Mulheres do projeto Baby Fusion com seus bebês, no primeiro mamaço realizado em Jundiaí, em fevereiro de 2018, no Jardim Botânico.

Organizado pela doula Tatiana Fávaro, que trouxe uma parceria internacional para a cidade com a campanha Amamente Livre, a iniciativa contou com o apoio de profissionais da Amira Estúdio de Dança e Pilates (Baby Fusion), Casa Acalanto, Casa Arauá, Casa Humanna, Casa Terra, Coletivo Doulas Jundiaí e Fora da Casinha.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas