16.4 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

87% dos que aderem a programa deixam vício de fumar

spot_img

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), oferecido pela Unidade de Promoção da Saúde em Unidades Básicas de Saúde, Núcleo Integrado de Saúde e Complexo Argos, tem garantido o abandono do vício a mais de 87% das 500 pessoas que iniciam nos grupos terapêuticos, de acordo com dados registrados em 2018.

Neste ano, além dos grupos fixos, a coordenação do programa amplia as atividades com ações itinerantes. O tabaco está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, infartos, Acidente Vascular Cerebral além de doença arterial periférica.

Para participar dos grupos basta procurar pela Unidade Básica de Saúde de referência ou comparecer às terças e quartas-feiras, a partir das 14 horas, no NIS, às segundas-feiras, às 18 horas na Argos e toda última sexta-feira de cada mês no NIS.

Rosa Petian, de 85 anos, fumou 64 anos ininterruptamente. Há cinco meses abandonou o cigarro. “Fiquei com enfisema grave. Tinha falta de ar e até para tomar banho ficava cansada. De tanto o meu médico pegar no pé, resolvi participar do grupo. Há 5 meses não fumo e nem sinto vontade”, diz ela.

Pedro Perbelli, 66 anos, fumou durante 50 anos. Há 110 dias deixou de fumar um maço diariamente. “O que mudou a minha vida foi o apoio encontrado no grupo do PAIT. Aqui descobri quantas drogas existem no cigarro e percebi que fumando eu estava me suicidando e matando a minha mulher, ao mesmo tempo”, afirmou.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas