19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Cada macaco no seu galho

spot_img

Este artigo foi escrito quando, numa troca de dial, me deparei com a música cantada por Gilberto Gil. O mais curioso foi que a música apareceu assim, do nada, logo quando entrei no carro depois de conversar com um colega de profissão sobre aventureiros que se embrenham em buscar títulos da moda, mesmo que a experiência adquirida não esteja à altura do que se propõem a fazer.

Para não enrolar muito, falo daqueles gurus que prometem mudar sua vida com palavras e conselhos mágicos, que dão receita de bolo para este fenômeno simplezinho (ironia, tá?) chamado VIDA; falo daqueles que gritam palavras de ordem no seu ouvido, pedem para você abraçar desconhecidos em sessões que beiram a um fanatismo religioso momentâneo e que proferem frases prontas para que você ‘faça a diferença’, ‘seja o protagonista’ da cena, ‘pense fora da caixa’, ‘saia da zona de conforto’ e se turbine com um motor 10.75 de alta performance para  trabalhar em equipe e gerar resultados nunca dantes vistos pela humanidade que habita a face do Universo. Cópias destes se multiplicam em cada esquina e estão mais comuns do que pastel de carne nas feiras de final de semana.

Assim, com todo este frenesi, depois de um final de semana trancado num hotel para mudança de mindset, chega a segundona brava e o procurador de guru não sabe o que fazer com tanta poesia. Decepção maior vem quando, numa queima de estoque de bookstore, você percebe que todas aquelas frases bonitas estão em oferta!

As promessas vão de sucesso profissional com certeza de promoções, viagens de negócios bem-sucedidas até noites tórridas alavancando relacionamentos conjugais, fórmulas para educar filho, escolha de carro novo e como esquentar uma água na jarra de última geração anunciada num programa de TV.

Não bastasse tudo isso, a oferta de milagre chegou a uma habilidade social exigida em todo lugar: Oratória. E assim, os pretensos gurus prometem destravar o participante a poder de gritos e frases feitas que não vão a lugar nenhum.

Particularmente, conheço pessoas que recorreram a este serviço achando que o sucesso no ‘public speaking’ viria, mas, na verdade, o falso empowerment não surtiu o efeito desejado.

Claro que não! Muitos destes coaches (ops, falei) mal conseguem explicar o que fazem, quanto mais destravar pessoas sem traquejo em comunicação.

Resumindo: se você está procurando falar em público, procure alguém específico com atividade comprovada na área. O resto é modinha. E modinha não coloca você no centro do palco, com a vitória sobre a timidez e com os argumentos claros.

Cada macaco no seu galho. Pense nisso.

É isso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas