26.8 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Como evitar doenças típicas do outono: especialista dá dicas

spot_img

Com a chegada do outono a temperatura tende a variar bastante e a imunidade consequentemente baixar. Junto a poluição, esses são os fatores considerados responsáveis pela maioria das doenças respiratórias nesta época do ano.

O alergista e imunologista Ricardo Souza Queiroz, afirma que os problemas mais frequentes nesse período são a asma, as rinites e as sinusites.

Quando o tempo está seco, a mucosa nasal fica ressecada e passa a não filtrar corretamente o ar, cheio de partículas poluentes e alergênicas, que vai aos pulmões. Por muitas pessoas já possuírem predisposição genética à essas doenças, quando expostas desencadeiam reações no sistema imunológico, incluindo corrimento nasal e lacrimejamento.

Geralmente, a manifestação de alergias ocorre durante a infância, quando a criança é exposta a agravantes, como a presença de ácaros, fungos e pelos de animais. No caso da rinite, o fator hereditário influencia na manifestação dessas alergias. O especialista explica que, se um dois pais tiver a doença, a chance de os descendentes terem é de 30%, mas se ambos os pais tiverem rinite alérgica, a chance já aumenta para 70%.

Para ajudar na prevenção, uma boa noite de sono, a prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada e rica em vitamina C são um bom auxílio na melhora de imunidade, e, consequentemente, evitar ou amenizar o grau de intensidade dessas doenças.

O especialista ainda dá outras dicas para ter uma boa saúde no outono:

  • Reforce a hidratação
  • Deixe janelas abertas para o ar circular;
  • Lave o nariz com soro fisiológico;
  • Passe álcool gel nas mãos sempre que sair de transportes públicos;
  • Ande sempre com um colírio à disposição;
  • Evite ambientes fechados e com grande concentração de pessoas.

É importante que a vacinação contra a gripe esteja em dia, deixando de lato o mito de que a imunização contra o vírus da gripe faz mal.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas