Connect with us
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2913080483495928", enable_page_level_ads: true });

Carlos Cunha

O universo no meu umbigo

Nos dias atuais todo mundo quer ter razão e fazer o universo orbitar em torno do próprio umbigo. Será que não é isso que você está comunicando???

Antes de começar meus cursos e treinamentos, sempre procuro passar uma mensagem de reflexão para os meus trainees:

“Se você não mudar a forma como se comunica, não vai conseguir mudar ninguém”.

Sempre precisamos nos aprimorar e principalmente, nos colocar, na medida do possível, no lugar do outro.

E isto não significa dizer que devamos dar razão para tudo o que o outro faz ou ficarmos calados diante daquilo que consideramos injustiça.

No entanto, percebemos que o que falta nos dias de hoje é ponderação: não precisamos concordar com tudo. Todavia, discordar de tudo nos torna antipáticos e antissociais.

Temos uma sociedade muito polarizada – eu estou certo, você está errado e ponto final – onde cada um pensa mais no próprio umbigo no que pode contribuir para que haja consenso.

Pode parecer exagero, mas a comunicação se tornou cada vez mais agressiva em que cada um procura ter mais razão do que bons argumentos. Não importa o tema, não importa a conversa e o que se tem que fazer valer é a própria opinião, mesmo que esta opinião não passe de uma mera demonstração de ignorância sobre determinado fato.

Atrelado a isso vem o egoísmo, a egolatria e a cultura do que é meu é melhor e o melhor deveria vir só para mim.

E temos exemplos clássicos disso vindo de várias partes da sociedade: nos nossos grupos pelas redes sociais, nas reivindicações por direitos e nos altos setores do governo. Nem preciso citar por aqui porque você vai se lembrar de vários casos. Farinha pouca, meu pirão primeiro, como dizia o ditado.

Está aberta a temporada da comunicação para o próprio umbigo. Uma comunicação onde cada um acha que o universo tem uma órbita bem particular e individual.

Para quem você está comunicando? Para você mesmo?

É isso.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Dona de casa evangélica invade igreja católica e quebra quadros e imagens de santos

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Connect