16.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Projeto de Estrada Parque para Santa Clara começa a ser debatido

spot_img

Entre as comemorações dos 36 anos de Tombamento da Serra do Japi, celebrada na sexta passada (8), o Departamento de Meio Ambiente da Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente entregou a minuta de decreto para implementação da primeira Estrada Parque de Jundiaí, no bairro Santa Clara, para o Conselho Gestor da Serra do Japi após palestra sobre o tema, no Centro de Referência e Educação Ambienta, da Fundação Serra do Japi.

A partir de agora, o tema será discutido para a elaboração de projeto que abranja a preservação a partir do uso sustentável do espaço com turismo rural e ecoturismo de forma controlada, sem oferecer risco ou impacto ao meio ambiente e para a reserva biológica.

De acordo com o diretor do departamento Wagner Paiva, o tema Estrada Parque chegou a ser abordado no ano passado, em encontros de conselhos e palestras. Para a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes, o projeto que está sendo debatido para a implantação em Jundiaí será uma adaptação dos já conhecidos.

A Serra do Japi possui 354 quilômetros quadrados de área e foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), no dia 8 de março de 1983, e foi resultado de iniciativas da administração municipal, do trabalho do geógrafo Aziz Ab’Saber, e da mobilização da população da região, em especial de Jundiaí.

Existente em quatro municípios – Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva – em 1992 a área foi tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), como patrimônio da humanidade e declarada reserva da biosfera.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas