Na esquina das ruas Bush e Sansome, no coração de San Francisco, Robin serve diversos tipos de cafés para quem trabalha, ou simplesmente passeia pelo distrito financeiro da cidade americana. Espirituoso, ele dança ao som da música que toca na pequena tenda instalada ali para protegê-lo da chuva e acena para os clientes quando lhes entrega suas bebidas.
O senso de humor chama a atenção de quem passa por ali e olha com curiosidade para o braço robótico instalado dentro de uma caixa preta de mais de dois metros de altura que prepara as bebidas.
Criado pela startup Cafe X Technologies, o atendente-robô – que tem mais dois “irmãos” instalados em outras partes da cidade – integra uma série de experimentações com o conceito de lojas sem atendentes.
Desde meados do ano passado, a Bay Area (como é conhecida a região de San Francisco e Vale do Silício) ganhou lojas que funcionam assim. A primeira foi a Inokyo, em Mountain View. Na sequência, vieram a Zippin, a Standard Store e a Amazon Go, em San Francisco. Essas concorrentes são automatizadas mas, diferentemente do Cafe X, elas não operam com robôs.