21.7 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

Avianca Brasil reduz 62% dos voos na Páscoa em relação a 2018

spot_img

Em recuperação judicial e com menos aviões, a Avianca Brasil reduzirá o número de voos nesta Páscoa em 62% em relação à Páscoa de 2018, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Serão 375 voos programados entre esta quinta (18) e o próximo domingo (21), contra 987 voos realizados em 2018 (de 29/3 a 1/4). A comparação levou em conta também a quinta-feira, véspera da Sexta-feira Santa, que concentra boa parte dos deslocamentos no feriado.

A Avianca Brasil informou que não irá se manifestar.
A companhia tem cancelado voos desde sábado (13), reflexo de decisões judiciais que determinaram a devolução de aviões por falta de pagamento. Até a Páscoa, 314 voos deixarão de ser feitos.

Segundo a Anac, a frota da Avianca Brasil cairá de 25 para 17 aviões a partir da próxima segunda, quando outros oito aviões serão devolvidos: até a semana passada, a frota era de 35 aeronaves.

Passageiros afetados

A companhia aérea disse que vai entrar em contato com os passageiros afetados para oferecer reembolso ou opções de reacomodação.

Também informou que, se as passagens foram compradas por meio de agências, sites de viagens, os passageiros devem entrar em contato diretamente com as empresas.

Segundo a Anac, em caso de cancelamento ou de alteração do voo por iniciativa da Avianca, o passageiro deve ter os seus direitos respeitados, disponíveis para consulta no portal da Anac na internet.

Reclamações podem ser feitas pela plataforma Consumidor.gov.br e, caso não sejam atendidas, o passageiro poderá recorrer aos órgãos do Serviço Nacional de Defesa do Consumidor.

Plano de recuperação

Quarta maior companhia aérea do Brasil, a Avianca Brasil está em recuperação judicial desde dezembro do ano passado. Em 5 de abril, os credores aprovaram o plano de recuperação judicial da companhia.

O plano prevê a divisão da companhia em sete Unidades Produtivas Isoladas (UPIs) que serão levadas a leilão, marcado para o dia 7 de maio. Tanto a Latam Brasil quanto a Gol concordaram em fazer uma oferta no valor mínimo de US$ 70 milhões para pelo menos uma UPI e seus respectivos ativos.

Nos últimos dias, a companhia aérea também tem enfrentado uma série de problemas com operadores de aeroportos. A companhia está atrasando o pagamento de taxas aeroportuárias, o que tem levado as empresas operadoras a ameaçar de suspensão de voos da companhia.

O juiz que homologou o plano de recuperação da Avianca não aceitou o pedido da aérea para que a devolução dos aviões fosse feita gratuitamente, até julho. A companhia já atrasou pagamentos nos aeroportos de Guarulhos, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador e Fortaleza.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas