19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Comunicou? Mas, quem entendeu?

spot_img

Olá, pessoa!

Já é do conhecimento de todos aquele ditado que diz que ‘comunicação é o que o outro entende’.

Beleza! Só que não! Como se fosse um ‘lavar as mãos’, boa parte de quem costuma utilizá-lo se dá por satisfeita ao dar um simples recado. Ou seja: Pronto, falei, agora entenda como quiser.

Só que não é bem assim. A responsabilidade do bom entendimento da mensagem vem da fonte (de quem emite ou começa uma informação). É muito cômodo falar algo que não faz sentido e deixar para interpretações errôneas ou diversas. Ou então, dizer que certa frase foi ‘tirada do contexto’. Creio que você já deva ter visto muito disso por aí. Cabe lembrar também que todos cometemos erros ou inconsistências na hora de nos comunicar; da mesma forma que sabemos que comunicar não é algo tão fácil, pois depende de observação, percepção e sensibilidade.

Para diminuir estes ruídos de entendimento, é recomendável:

falar na hora certa: muitas vezes, comentário inoportunos (no calor de uma discussão, por exemplo) podem fazer com que não sejamos compreendidos;

escolher as palavras certas: principalmente quando argumentamos em momentos de tensão, um termo mal colocado pode causar até melindres, dificultando a retomada do assunto em outra ocasião;

exemplificar (na medida do possível): se utilize de exemplos, storytelling, desenhe para se fazer entender;

perguntar se foi claro na sua comunicação. Há casos em que até diferenças culturais interferem na compreensão do que dizemos. Aí, a dica é se colocar no lugar do outro.

Viu só? Se você acha que comunicação é o que o outro entendeu, mude seu conceito e não ‘lave as mãos’ antes de ter certeza de que sua mensagem teve destino e objetivo corretos.

É isso.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas