22.4 C
Jundiaí
quinta-feira, 25 abril, 2024

Conheça dez fatos sobre a catedral Notre-Dame que pegou fogo em Paris

spot_img

A Catedral Notre-Dame já chegava quase aos seus 900 anos e juntou muitas curiosidades e histórias incríveis. As chamas destruíram dois terços do telhado e parte do edifício de 130 metros de comprimento, 48 de largura e 35 de altura, onde cabiam 6.500 pessoas e entravam quase 14 milhões de visitantes todo ano.

Conheça dez fatos sobre ela:

1 – É o mais visitado monumento na Europa: Mais de 14 milhões de visitantes por ano e 35 mil por dia.

2 – A catedral está construída num lugar sagrado: A Île de la Cité está exatamente no centro de Paris e, desde o século XII, esta obra-prima gótica está no centro da ilha. Este era um lugar sagrado já antes dessa altura – depois de os gauleses terem sido batidos pelos romanos na batalha de Lutécia (em 52 a.C.) a nova cidade que levou este nome desenvolveu-se neste local. A parte oeste dedicava-se às práticas civis, a parte leste dedicava-se à religião com vários templos.

3 – Foi construída sobre quatro igrejas: A catedral foi edificada sobre quatro edifícios religiosos, em 1163.

4 – A igreja está descaída: O transepto da igreja, no eixo do nascer do Sol, não forma uma direita perfeita com a nave central, o plano está ligeiramente descaído para a esquerda. É um velho costume, que simboliza a cabeça de Cristo pendente na cruz.

5 – A catedral é o quilometro zero: É o ponto oficial de todas as distâncias em França. O “point zéro des routes de France”.

6 – Os seus sinos tinham nomes: São chamados Marie, Emmanuel, Gabriel, Anne-Geneviève, Denis, Marcel, Etienne, Benoît-Joseph, Maurice e Jean-Marie. Mas estes já não são os originais, obviamente. Depois da Revolução Francesa, em 1791, os sinos foram derretidos para serem transformados em balas de canhão. Os novos só foram colocados no século XIX.

7 – As quimeras não são medievais: Foram sendo substituídos ao longo dos últimos 150 anos por desgaste do tempo. As gárgulas – que também têm animais – foram criadas para escoar a água do templo gótico. As quimeras são os animais inventados que se limitam a decorar a catedral, e ganharam fama pelas suas formas estranhas em várias obras de ficção e banda desenhada.

8 – Napoleão coroou-se na Notre-Dame, e salvou-a: Depois da Revolução Francesa, a Notre-Dame ficou muito estragada – as estátuas tinham sido destruídas e os sinos derretidos. Entrou no século XIX num estado bastante degradado – era mesmo um armazém. A partir de 1804, Napoleão tornou-se imperador, coroando-se ali e dando nova honra ao local. Mas foi verdadeiramente em 1831 que Victor Hugo trouxe a catedral para a cultura popular com o sucesso de O Corcunda de Notre-Dame.

9 – Uma floresta dentro da catedral: Com 127 metros comprimento, 48 de largura e 43 de altura, a estrutura toda de madeira da catedral terá consumido uma floresta inteira – 1300 árvores. Daí o teto da catedral ser chamado de “a floresta.” Isso também contribuiu para o grande incêndio.

10 – Tal como o Parténon, em Atenas, e o Taj Mahal, a fachada oeste da catedral foi construída de acordo com o rácio dourado – um quadrado e um retângulo cuja dimensão combinada corresponde ao rácio de 1:1.61. é considerada uma dimensão perfeita. A altura da catedral dividida pela sua largura equivale a 1.61, e a altura é 1.61 vezes a altura dos dois primeiros andares.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas