17.5 C
Jundiaí
quarta-feira, 24 abril, 2024

DAE realiza limpeza da represa de Captação com mergulhadores

spot_img

Dando continuidade às ações para garantir a qualidade da água que abastece Jundiaí, a DAE deu início à remoção manual macrófitas aquáticas – espécie de plantas que vivem em ambientes de água – na represa de captação. Essa limpeza será realizada numa área de 220 mil m², por mergulhadores especializados.

“Após estudos, constatamos que seria necessário realizar a remoção das plantas macrófitas, que estão submersas e enraizadas na represa de Captação, por meio da retirada manual e sistema de mergulho. É um serviço minucioso”, detalha o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

Apesar da presença dessas plantas, a qualidade da água que abastece a cidade não é afetada. Para a limpeza, serão necessárias três etapas: extração, monitoramento e manutenção.

O serviço será realizado por uma equipe de mergulhadores da empresa Brasil Sub Com, habilitados de acordo com regras da Marinha e que foram contratados por meio de processo licitatório.

O trabalho com mergulhadores profissionais geralmente é feito em locais submersos, como reservatórios de hidroelétricas e plataformas de petróleo. Serão utilizados equipamentos apropriados e uma balsa com cesto para disposição do material retirado. O contrato tem duração de doze meses, com investimento de R$ 912 mil.

Todo o trabalho é uma continuação do que já havia sido feito pela DAE. Em 2017 realizou-se o desassoreamento em parte da represa de Captação, o que resultou no aumento, em média, de 80 centímetros a 1 metro da lâmina de água, e, consequentemente, na ampliação da reservação de água.

Para o controle das macrófitas, além da remoção da vegetação com maquinário executada durante o desassoreamento, a DAE fez o peixamento com a inserção de 500 peixes na represa de Acumulação, para fazer o equilíbrio do ecossistema.

Para tornar possível a ação, a DAE contratou uma empresa especializada em vegetação aquática, a Ecosafe Agricultura e Meio Ambiente, que realizou um estudo sobre o caso.

Martim ressalta que, após a limpeza com os mergulhadores, um novo peixamento deve ser realizado na represa de Captação.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas