15.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Moção de repúdio por atraso na entrega de medicamentos de hepatite C será votada na terça

spot_img

Em sessão da próxima terça-feira (16), será votada moção de repúdio ao atraso, por parte do Ministério da Saúde, na distribuição de medicamentos para o tratamento da hepatite C. O texto é de autoria do presidente da Câmara, Faouaz Taha.

“Temos acompanhado no noticiário que diversas doses do medicamento ‘sofosbuvir’ perderam a validade antes de serem entregues. O remédio foi adquirido em 2017 e ficou armazenado por meses no governo federal. Sabemos o quanto o acesso aos remédios pelo SUS é uma necessidade e não podemos deixar que atrasos desse porte aconteçam”, diz Faouaz.

Com o prazo de validade próximo, as doses foram entregues sem organização, ou seja, os Estados tiveram que montar estruturas de distribuição em urgência e, ainda assim, perderam parte da remessa, reforça o presidente. “Nas contas do Ministério da Saúde, cerca de 15 mil pessoas, em 2018, esperavam pelo tratamento, que pode significar a cura da doença. Se a hepatite C não for tratada, pode levar à morte. Ou seja, esse atraso é muito grave”, frisa.

Se aprovada, a moção será encaminhada ao Palácio do Planalto e ao Ministério da Saúde.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas