16.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

SAMU recebe 130 ligações por dia, nem todas com deslocamento de equipe

spot_img

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Jundiaí recebe, por dia, aproximadamente 130 ligações pelo canal 192. Já o volume de atendimentos realizado pelas quatro viaturas de atendimento básico e uma viatura de suporte avançado supera a casa de 1,5 mil por mês.
Por isso, para garantir a melhor oferta do serviço, é importante que a população identifique quais as ocorrências que fazem parte do atendimento do SAMU.

De acordo com o coordenador médico do SAMU Jundiaí, Mário Jorge Kodama, o serviço é direcionado para ocorrências de urgências de urgência e emergência.

“Os protocolos de atendimento do SAMU são nacionais e o deslocamento das equipes acontece mediante a identificação pelo médico regulador. A partir da ligação do solicitante, que deve passar todas as informações sobre a ocorrência, é feita a análise da situação. A qualidade da informação é fundamental para que o médico regulador tenha subsídios para a avaliação e destinação do recurso adequado”.

Segundo o coordenador médico, parcela das ligações são solucionadas a partir das orientações do médico regulador. Outro percentual, no entanto, se refere a trotes, que ainda persistem em ser realizados.

“Das 130 ligações, 30 são de trotes ao serviço. E das demais, 50 se transformam em envio de equipamento e equipe, efetivamente”, argumenta.

Entre as ocorrências que o SAMU deve ser solicitado, estão: intoxicação exógena e envenenamento; queimaduras graves; maus tratos; trabalho de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito, quando houver acidentes com traumas com vítimas; afogamentos, choque elétrico, entre outras ocorrências.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas