20.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Alunos criam 'ecobarreira' para filtrar lixo em canal

spot_img

Os estudantes autores do projeto são da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, na Zona Oeste do Recife. A criação faz parte de um aprendizado teórico sobre preservação do meio ambiente. Os quase 30 alunos fizeram uma ‘ecobarreira’ produzida com garrafas pet e já estão comprovando a eficácia do protótipo, que desde a segunda-feira (13) tem retido o lixo do canal do ABC, em frente à escola.

Nesta terça-fera (14) já foi possível ver o lixo se acumulando na barreira. O protótipo sustentável foi feito com garrafas pet unidas por um cabo, formando uma rede capaz de reduzir a quantidade de resíduos sólidos no canal. A ideia surgiu a partir da realidade do bairro.

O estudante Gleybson Suruagy, de 13 anos conta sobre a motivação: Muita gente estava ficando doente e aí decidimos fazer a ‘ecobarreira’, para que o lixo não passe para o canal e a água fique limpa”.

Os estudantes foram orientados por quatro professores e iniciaram as pesquisas ainda em 2015, na própria comunidade, junto aos moradores da região. Carlos Henrique Barbosa da Silva, de 12 anos, contou que 70% dos moradores, quando questionados, não sabiam quanto tempo se leva para o lixo se decompor e acabavam descartando dentro do canal.

A ‘ecobarreira’ foi implantada na ultima segunda-feira (13) coma ajuda da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana de Recife (Emlurb).

Uma das professoras que atuou na criação do projeto afirmou que irão fazer um estudo para verificar a quantidade de lixo recolhida e implantar outras ‘ecobarreiras’ na região.

Desenvolvido desde 2015, o projeto conquistou o primeiro lugar na Feira de Conhecimentos do Recife em 2018 e foi credenciado para uma feira de ciência e tecnologia no Paraguai, no segundo semestre de 2019.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas