Siga nos
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({ google_ad_client: "ca-pub-2913080483495928", enable_page_level_ads: true });

Geral

Alunos criam ‘ecobarreira’ para filtrar lixo em canal

Os estudantes autores do projeto são da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, na Mustardinha, na Zona Oeste do Recife. A criação faz parte de um aprendizado teórico sobre preservação do meio ambiente. Os quase 30 alunos fizeram uma ‘ecobarreira’ produzida com garrafas pet e já estão comprovando a eficácia do protótipo, que desde a segunda-feira (13) tem retido o lixo do canal do ABC, em frente à escola.

Nesta terça-fera (14) já foi possível ver o lixo se acumulando na barreira. O protótipo sustentável foi feito com garrafas pet unidas por um cabo, formando uma rede capaz de reduzir a quantidade de resíduos sólidos no canal. A ideia surgiu a partir da realidade do bairro.

O estudante Gleybson Suruagy, de 13 anos conta sobre a motivação: Muita gente estava ficando doente e aí decidimos fazer a ‘ecobarreira’, para que o lixo não passe para o canal e a água fique limpa”.

Os estudantes foram orientados por quatro professores e iniciaram as pesquisas ainda em 2015, na própria comunidade, junto aos moradores da região. Carlos Henrique Barbosa da Silva, de 12 anos, contou que 70% dos moradores, quando questionados, não sabiam quanto tempo se leva para o lixo se decompor e acabavam descartando dentro do canal.

A ‘ecobarreira’ foi implantada na ultima segunda-feira (13) coma ajuda da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana de Recife (Emlurb).

Uma das professoras que atuou na criação do projeto afirmou que irão fazer um estudo para verificar a quantidade de lixo recolhida e implantar outras ‘ecobarreiras’ na região.

Desenvolvido desde 2015, o projeto conquistou o primeiro lugar na Feira de Conhecimentos do Recife em 2018 e foi credenciado para uma feira de ciência e tecnologia no Paraguai, no segundo semestre de 2019.

Clique para comentár

Nos escreva

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Momo aparece em vídeos de slime do YouTube Kids e ensina as crianças a se suicidarem

Geral

Bombeiros quebram vidros de carro estacionado em frente a hidrante para passar mangueira

Geral

Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário

Geral

iFood começa a testar entrega de refeições com drones

Geral

© 2019 Cruz de Malta Editores Associados | Novo Dia Notícias: Auditado pela Associação dos Jornais do Interior do Estado de São Paulo - ADJORI/SP. Filiado à Associação Nacional de Jornais - ANJ
Atibaia, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Indaiatuba, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Salto, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo

Conectar