19.4 C
Jundiaí
sexta-feira, 29 março, 2024

Dificuldades para ligar o carro no frio? Confira 6 dicas para evitar dor de cabeça

spot_img

A chegada do friozinho e as temperaturas mais baixas podem ser um problema na hora de dar partida no carro pela manhã. Você já passou por isso ou tem este problema? Saiba como resolver e o que evitar para não ter problemas em sua rotina diária.

1 – Abastecer o carro com etanol no frio é possível?

Para quem abastece o veículo com etanol, pode ser um fator que dificulta. Acontece que no frio, um carro abastecido com este combustível, pode apresentar dificuldade no momento da partida. Mas calma! Pode não ser necessário mudar para a gasolina.

Para isto, confira se a gasolina no reservatório da frente do carro não está velha, pois gasolina tem validade e no reservatório pode demorar muito para acabar. Por conta disso, algumas das vezes é necessário trocar por gasolina nova.

Em segundo lugar, é recomendado misturar de 25% a 30% de gasolina junto ao etanol quando for abastecer. Não há problema algum em fazer isso com os carros flex, ao contrário do que muitos pensam. Assim, a mistura pode ajudar na economia e garantir que o carro vai ligar pela manhã.

2 – Espere a bateria se recuperar

Se seu carro não ligar após dez ou vinte segundos de partida, pare e espere um ou dois minutos antes de tentar novamente. Isso dá à bateria tempo para que ela se recupere, permitindo que o motor se resfrie.

3 – Uma ‘aceleradinha’ pode dar uma força

Pressione o acelerador uma vez e solte-o. Isso injetará uma pequena quantidade de combustível no motor, o que ajudará a fazer as coisas correrem.

4 – Gire a chave e espere 20 segundos

Isso deve ajudar a fazer o motor acelerar. Não segure por mais tempo que 20 segundos, já que forçar demais o motor pode causar danos mecânicos. Se o motor falhar em girar, espere alguns minutos e tente novamente.

Desligue todos os acessórios. Isso inclui aquecedores, rádio e faróis. Isso ajudará a maximizar seu poder de partida.

5 – A bateria tem mais chances de descarregar?

Um dos problemas que um carro pode apresentar quando está frio é a bateria arriada. Isso tem mais chances de acontecer porque deve ocorrer uma reação química dentro da bateria para que ela forneça energia. Com a temperatura mais baixa, é mais difícil que a reação aconteça.

Além disso, no frio é exigido mais da bateria, pois o motor do carro também tem mais dificuldade para funcionar no frio. O óleo se torna mais viscoso e demora a circular pelo sistema. Da mesma forma, o combustível custa a se vaporizar para fazer funcionar o motor.

Desta forma, caso sua bateria esteja desgastada, talvez precise substituí-la.

6 – O ar-condicionado

No verão a maioria adora usar o ar-condicionado para garantir um ar mais fresquinho. Mas com a chegada das baixas temperaturas, deixamos de usar. Porém, o ar-condicionado não pode ser completamente abandonado durante toda a época de frio.

O motivo é que por ele ser composto de diversas peças móveis, mangueiras e componentes que precisam de lubrificação. Se ele ficar parado por muito tempo, essas peças se danificam, pois não foram projetadas para ficarem sem uso. Por isso, ligue o ar de duas a três vezes por mês, por dois a três minutos.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas