21.5 C
Jundiaí
sexta-feira, 26 abril, 2024

Várzea Paulista celebra 14º Encontro de Companhia Santos Reis

spot_img

O Encontro de Companhia Santos Reis é realizado em Várzea Paulista desde 2005 e reúne centenas de pessoas todos os anos para apreciar as companhias que se apresentam no evento, inclusive de outras cidades.

Este ano, o evento será nos dias 8 e 9 de junho. No sábado (8), o encontro acontece das 15 às 22 horas e terá a presença de duplas e cantores sertanejos da região. No domingo (9), a abertura será com missa campal, às 8h30, seguida pelas apresentações das companhias, que devem prosseguir por toda a tarde, até às 17 horas.

O evento será encerrado com uma apresentação musical. Todas as apresentações serão realizadas no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). O 14º Encontro de Companhia Santo Reis é realizado pela Companhia de Santos Reis Luz Divina, de Várzea Paulista e conta com o apoio do Conselho de Cultura e da Unidade de Cultura.

A folia de Santos Reis é uma manifestação cultural popular-religiosa de matriz europeia, que é celebrada em todo o país. As apresentações representam o sincretismo religioso, simulando a vinda do Messias.

Em seu primórdio, realizado principalmente na Espanha e Portugal, as companhias faziam visitas às casas, cantando e louvando o nascimento de Jesus. Os encontros começavam antes do Natal e se estendiam até 6 de janeiro, conta o coordenador de patrimônio, Vinícius Rocha,

As companhias são os grupos formados por embaixadores – conhecidos como mestre, contra-mestre, palhaços, marungo, bastião, cantores e músicos. O símbolo de cada companhia é a bandeira, chamada de estandarte. Cada grupo tem suas superstições e tradições.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas