20.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Após 12 anos, Pait mantém índice de sucesso em 87% dos pacientes

spot_img

Largar o cigarro nem sempre é tão simples quanto parece. Foi para ajudar os dependentes do tabaco a abandonar o vício que, há 12 anos, foi criado em Jundiaí o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT). O resultado está nos números: das 500 pessoas que iniciaram nos grupos terapêuticos, 87% não querem nem sentir o cheiro da nicotina.

Neste ano, além dos grupos fixos, a coordenação do programa ampliou as atividades com ações itinerantes. O tabaco está associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, infartos, Acidentes Vascular Cerebral (AVC), além de doença arterial periférica.

Para o coordenador do PAIT, o cardiologista Carlos Costa, mais do que os números, os depoimentos são exemplos de que deixar de fumar é possível, além de engrossar os 87% dos casos de sucesso no abandono do vício registrado no ano.

“O PAIT auxilia as pessoas a deixarem o vício, a partir de terapias cognitiva-comportamental e motivacional, aliada a medicamentos (em casos de sintomas de abstinência). Conseguimos, a partir de exemplos e trocas de experiências entre os integrantes do grupo, aprender que a vida sem o tabaco é mais saudável e interessante”.

Para participar dos grupos basta procurar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou comparecer às terças e quartas-feiras, a partir das 14h, no NIS, às segundas-feiras, às 18h no Complexo Argos (avenida Doutor Cavalcanti, 396 – Centro) e toda última sexta-feira do mês no Núcleo Integrado de Saúde (NIS)- Avenida Carlos Salles Block, 74, Anhangabaú.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas