15.3 C
Jundiaí
sexta-feira, 19 abril, 2024

Dia do Meio Ambiente foi comemorado na Praça da Bandeira

spot_img

Na semana passada, milhares de itatibenses compareceram à Praça da Bandeira para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Comemorada em todo o mundo após resolução criada durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em 1976, a data celebra o Meio Ambiente e a Biodiversidade mas, acima de tudo, serve para conscientizar a população sobre a importância de se preservar a natureza e ser autossustentável.

Atualmente em 14º lugar no ranking do Município VerdeAzul, programa do Governo do Estado de São Paulo que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nas cidades, Itatiba é referência na região em política de preservação do Meio Ambiente e Sustentabilidade. O resultado se deu por meio dos trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura que, no Dia Mundial do Meio Ambiente, foram apresentados nos estandes e barracas abertos ao público.

“Quero cumprimentar todas as secretarias participantes, as instituições da sociedade civil que também se engajaram para celebrar essa data tão importante e, em especial, a secretária Dorothéa Monteiro, que desde a década de 90 vem implantando em Itatiba o significado de se comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente”, afirmou o prefeito Douglas Augusto Pinheiro de Oliveira.

Douglas salientou ainda a necessidade de conscientizar a população para a realização de boas práticas relacionadas à preservação do Meio Ambiente.

Outro tema em evidência durante o evento foi a agenda sustentável criada pela ONU em 2015, que estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O tratado, firmado com a presença de 150 líderes mundiais, firmou 17 diretrizes que devem ser implantadas pelos países através de suas cidades até 2030. Itatiba, signatária do Programa Cidades Sustentáveis que aderiu às 17 ODS, já está trabalhando para cumprir esses objetivos com centenas de programas das secretarias em andamento e que podem ser conhecidos em http://www.itatiba.sp.gov.br/ods/.

A comemoração na Praça da Bandeira contou também com a doação de seis mil mudas de árvores exóticas, frutíferas, ornamentais, temperos e plantas medicinais, ponto de captação de CDs e garrafas PET pelo Fundo Social para a confecção da Vila Natalina, além de exposições, oficinas, apresentações musicais, apresentações de alunos de escolas municipais, visita guiada pelo local promovida pelo Ceai – Centro de Educação Ambiental, feira orgânica e a doação de animais promovida pela Cobema em parceria com as Protetoras e Voluntárias da Causa Animal de Itatiba.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas