16.5 C
Jundiaí
sábado, 20 abril, 2024

Estado de SP inicia campanha de vacinação contra febre amarela

spot_img

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo iniciou nesta segunda-feira (10) campanha de vacinação contra febre amarela em todo o território paulista. A estratégia da pasta é aumentar a cobertura vacinal, que atualmente é de 71,6%.

A campanha termina dia 2 de julho, sendo que em 29 de junho também ocorre o “Dia D” de vacinação, quando os postos funcionarão também no sábado, das 8h às 17h.

Devem consultar o médico sobre a necessidade da vacina:

  • Portadores de HIV positivo
  • Pacientes com tratamento quimioterápico concluído e transplantados

Não há indicação de imunização para:

  • Grávidas
  • Mulheres amamentando crianças com até 6 meses
  • Imunodeprimidos, como pacientes em tratamento quimioterápicos, radioterápicos ou com corticoides em doses elevadas (como por exemplo Lúpus e Artrite Reumatoide)

Em caso de dúvida, é fundamental consultar o médico

Todo o território já tem recomendação da vacinação contra a febre amarela, devido à circulação do vírus silvestre. Nos dois últimos anos (2017-2018), mais de 21 milhões de pessoas foram vacinadas contra febre amarela no estado, número três vezes maior que o total de doses aplicadas na década anterior – 7 milhões de pessoas foram imunizadas entre 2006 e 2016.

Balanços

Em 2019, até 3 de junho, houve 66 casos autóctones de febre amarela silvestre confirmada no estado e 12 deles evoluíram para óbitos.

Do total de casos, 94% têm como local provável de infecção (LPI) municípios do Vale do Ribeira. Um caso foi registrado na região de Campinas, no município de Serra negra e outros três casos na região de Sorocaba, nos municípios de Ribeira, Apiaí e ribeirão Branco.

Com relação aos casos de morte ou adoecimento de primatas não humanos, neste ano 14 macacos tiveram confirmação da doença.

No ano de 2018, foram confirmados 504 casos autóctones em várias regiões do estado; destes, 76 evoluíram para o óbito. Também foram registradas 261 epizootias. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

Novo Dia
Novo Diahttps://novodia.digital/novodia
O Novo Dia Notícias é um dos maiores portais de conteúdo da região de Jundiaí. Faz parte do Grupo Novo Dia.
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

SUGESTÃO DE PAUTAS

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_img

notícias relacionadas